DivulgaçãoDelcÃdio diz que Lula participava de perto no que acontecia na Petrobras Todo SegundoDo R7O ex-senador Delcídio do Amaral disse em entrevista à Jovem Pan que Lula acompanhava de perto o que acontecia na Petrobras durante seu governo. O delator da Lava Jato foi processado pelo ex-presidente, que pede indenização por danos morais.
Ele foi questionado se Lula é o pai do mensalão e do petrolão. Sobre o assunto, ele ironizou dizendo que “Lula nunca sabe de nada, no petrolão também”.
— Em relação à Petrobras é inegável. A Petrobras sempre teve influência política. Dizer que isso começou agora não é verdade. Como também corrupção e caixa dois não são privilégio do PT, do PMDB, isso já existe, existia.
Ele disse que “viu bem” como o ex-presidente acompanhava de perto a Petrobras. “Era uma política de Estado, [de ter] a Petrobras como alavancadora do desenvolvimento e do crescimento do País”, diz.
O ex-senador diz que a derrocada da Petrobras e do governo de Lula se deu após o mensalão. “Quando vem o mensalão, o governo Lula teve que se rearrumar internamente, começa a compartilhar o seu governo e escolhe o PMDB como seu parceiro principal”, afirma.
Delcidio foi preso no final de 2015 depois de tentar comprar o silêncio do ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que negociava uma delação premiada e ameaçava revelar segredos que, supostamente, poderiam incriminar nomes ligados ao PT. Em fevereiro, no entanto, o ex-senador foi solto após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
Há dois meses, a Revista Veja afirmou que Delcídio apontou o ex-presidente Lula como o comandante do esquema de corrupção na Petrobras. A informação da publicação dizia ainda que a informação teria sido confirmada pelo ex-senador em depoimento à força-tarefa da Lava Jato.