Dilma comunica que irá se deslocar pelo PaÃs de ônibus ou em avião comercial Todo SegundoApós ter um pedido para usar um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) negado pelo governo interino, a presidente afastada Dilma Rousseff comunicou ao Palácio do Planalto que irá se deslocar pelo PaÃs por via terrestre ou em avião de carreira (jatos comerciais).
O comunicado foi protocolado nesta terça-feira (7) pelo advogado de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo.
No documento, Cardozo informa que apesar do ‘equivoco jurÃdico’ que motivou a decisão de negar o uso do avião pela presidente afastada, o parecer não pode impedir Dilma Rousseff de se deslocar pelo PaÃs.
O advogado lembra que pedidos feitos por Temer quando era vice-presidente para o uso dos aviões da FAB nunca foram negados e diz ainda que a medida, de fazer com que Dilma use aviões de carreira e transporte terrestre, podem trazer riscos à sua segurança, que serão administrados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
De acordo com Cardozo, a presidente foi notificada, nesta segunda-feira (6), que o pedido de usar um avião da FAB para ir a Campinas (SP) nesta quarta-feira (8) foi negado pelo governo interino.
Pedido negado
A assessoria do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência confirmou que Dilma teve pedido negado para usar aeronave da FAB para Campinas. De acordo com o gabinete, a decisão segue o parecer da Subchefia de Assuntos JurÃdicos da Casa Civil, da última sexta-feira (3) que diz que: "em razão da suspensão das funções presidenciais e da inexistência de agenda oficial, Dilma e seus auxiliares imediatos, dentre eles, um coordenador de segurança e um coordenador aéreo poderão voar apenas de BrasÃlia para Porto Alegre e vice-versa".
Dilma tem um apartamento na capital gaúcha, onde morou e onde ainda moram seu ex-marido, sua filha e netos.