22/06/2016 22:59:37
Brasil
Dilma usaria avião presidencial "para fazer campanha denunciando o golpe", diz Temer
Presidente em exercício falou ainda sobre ser citado em delação premiada na Lava Jato
DivulgaçãoDilma usaria avião presidencial "para fazer campanha denunciando o golpe", diz Temer
Todo SegundoO presidente em exercício Michel Temer usou uma expressão da qual tem tentado se desvencilhar em meio ao processo de impeachment. Em entrevista à Globo News, exibida na terça-feira (21), o peemedebista falou em "golpe", tese usada pela presidente afastada Dilma Rousseff para justiticar a saída dela do poder.

Temer falava sobre o que foi permitido à presidente afastada.

— A senhora presidente tem o Palácio da Alvorada, o Torto [casa de campo], tem avião para se locomover para o seu Estado. [Ela] não está no exercício da Presidência, portanto, não tem atividades de natureza governamental. E ademais disso, pelo que sei, a senhora presidente utiliza o avião, ou utilizaria, para fazer campanha denunciando o golpe.

Momentos depois, ele negou que tenha articulado o processo de impeachment e voltou a dizer que não houve golpe.

— Golpe é a ruptura em relação à Constituição. E aqui o que está havendo é obediência estrita ao texto constitucional. Na verdade, o que houve foi um processo de impedimento, eu não fiz um movimento em relação a isso. E o impedimento se deu e até, convenhamos, por uma maioria muito significativa.

Questionado sobre a possibilidade defendida por Dilma, caso ela retorne ao poder, de fazer um plebiscito para a realização de novas eleições, Temer alfinetou a petista.

— A leitura que se faz é a seguinte: muito bem, se vai voltar para depois convocar eleições, então, é porque não quer governar. Porque do instante em que ela diz que admite um plebiscito para eleições, é porque ela deseja voltar para depois não governar.

O presidente em exercício falou ainda sobre a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que o citou como recebedor de propina.

— Você acha que eu iria me servir dele tendo, com toda a modéstia, o prestígio que tenho hoje no cenário nacional? Eu não vou processar [Machado] pelo seguinte, porque eu acho que o que ele mais quer é isso. O que ele mais deseja é isso. Quando eu verifiquei a delação completa dele, eu verifiquei que ele não falou apenas de mim, mas falou de partidos, dos mais variados... Eu não vou dar esse valor a ele, eu não falo para baixo.

Do R7

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.