21/09/2015 19:05:27
Brasil
Duque é condenado na Lava Jato e pega maior pena
Ex-diretor de Serviços da Petrobras pegou 28 anos de prisão e, além dele, Vaccari, Barusco e Youssef também foram condenados
DivulgaçãoDuque é condenado na Lava Jato e pega maior pena
Todo SegundoDa BandNews FM

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque foi condenado a 28 anos e oito meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A sentença feita nesta segunda-feira é do juiz Sérgio Moro e faz parte da 10ª fase da Operação Lava Jato, a maior pena já aplicada até agora a um dos réus do esquema de corrupção que envolve empreiteiras e a estatal.

No mesmo processo, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi condenado a 15 anos e 4 meses de prisão pelos mesmos crimes.

Duque e Vaccari foram acusados pelo Ministério Público Federal de envolvimento em esquema bilionário de pagamento de propinas em licitações para obras da estatal.

Segundo a denúncia, Vaccari intermediou repasses para o PT de R$ 4,2 milhões por meio do esquema de desvio de recursos da estatal. O ex-diretor da estatal, por sua vez, foi acusado de receber mais de R$ 36 milhões em propina. "Entende este Juízo que a associação criminosa em questão perdurou pelo menos até a saída de Renato Duque da Diretoria de Serviços da Petrobras, em abril de 2012, tendo havido pagamento de propina no mês imediatamente anterior", disse Moro em seu despacho divulgado pela Justiça Federal.

Também foram condenados, entre outros envolvidos, o ex-gerente da estatal Pedro Barusco e o doleiro Alberto Yousseff, que fizeram acordo de delação premiada com a Justiça e terão penas definidas nos acordos fechados com a força-tarefa da Lava Jato.

A Operação Lava Jato investiga um escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras, outras empresas e órgãos estatais com a participação de funcionários das companhias, políticos e partidos.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.