14/12/2016 22:48:44
Brasil
Em última sessão ordinária, Sérgio Passarinho ainda apresenta mais duas matérias
Emocionado, parlamentar reafirma que permanece na política e anuncia programa de rádio para início de janeiro
AssessoriaEm última sessão ordinária, Sérgio Passarinho ainda apresenta mais duas matérias
Todo SegundoDa Assessoria

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios realizou nesta quarta-feira (14) última sessão ordinária do ano e da atual Legislatura, com pauta curta, porém com discursos emocionados dos edis presentes, recordando os quatro anos pelos quais passara e fazendo cada um uma retrospectiva de suas ações,

O vereador Sérgio Passarinho (PMDB), mesmo sendo essa a última sessão legislativa deste seu mandato, que segundo ele, talvez não seja o último, já que afirma que não vai abandonar a política, como foi um marco de sua caminhada naquela Casa, apresentou mais duas Indicações à Mesa, quais sejam: Indicação 091/2016, sugerindo apelo ao prefeito Municipal, James Ribeiro Sampaio Calado Monteiro, para que, na programação das festividades de fim de ano em Palmeira, seja incluída a apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade Federal de Alagoas, justificando que, como se sabe, a cada ano, a Orquestra Sinfônica e o Coro da Universidade Federal de Alagoas realizam brilhantes apresentações, em praça pública, dando à população um repertório bastante rico, com músicas clássicas, renomadas internacionalmente.

Palmeira dos Índios que é um dos berços da cultura no Estado de Alagoas não pode se furtar a esses tipos de apresentações, engrandecendo toda a população, que terá a oportunidade de acesso à música e, consequentemente, à cultura de qualidade, de forma gratuita; Indicação 092/2016, propondo apelo ao prefeito para que o Município de Palmeira dos Índios promova campanhas de prevenção ao tabagismo, em especial nas escolas, sob a justificativa de que o tabagismo contribui para 40 a 45% de todas as mortes por câncer, 90 a 95% das mortes por câncer de pulmão, 75% das mortes por Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC) e cerca de 20% das mortes por doenças cardiovasculares, entre homens de 35 a 69 anos de idade, nos países desenvolvidos (WHO, 1999). Estes índices levam as autoridades de saúde a reconhecerem que hoje o tabaco responde por 15% do total de mortes nesses países (Murray & Lopez, 1996).

Nesta sessão ordinária, a última deste seu primeiro mandato, Passarinho, ao ocupar a Tribuna, muito emocionado, além de falar sobre o programa de rádio que  apresentará a partir do início do ano seguinte, afirmou que ter passado pela primeira vez por aquela cadeira na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, lhe serviu como uma das maiores lições de sua vida.

TRECHOS DO DISCURSO

“Este momento em que termino o meu primeiro mandato nesta Casa, e em que utilizo esta Tribuna pela última vez, pelo menos desta feita, faz-me repetir o que venho, ao longo desses últimos quase quatro anos, que a honra e o sentimento do dever cumprido sempre devem ser pilares básicos da conduta de qualquer homem público, principalmente. E é acima de tudo essa postura que nos faz seguir de cabeça erguida, sem ter nem mesmo que explicar qualquer que tenha sido um passo mal dado. A altivez de nossos atos nos leva a enxergar o que fizemos na ocupação desta honrada cadeira, como tudo o que ainda poderemos fazer daqui para frente, como um dever e a fortaleza de corpo e de espírito para encarar novos e mais enriquecedores desafios.

Quando nos determinamos a ocupar qualquer cargo ou função pública, o estritamente correto é que busquemos trilhar os caminhos da honestidade, da decência e da lealdade para com tantos quantos nós trabalhamos ou representamos. Tenho plena certeza de que foi essa a minha conduta à frente do meu mandato, e jamais abandonarei esses valores. Sinto-me um vencedor por jamais, durante esse período ao lado de todos vocês, não ter abandonado os meus princípios calcados em verdade, honestidade e coerência.  Política é fundamental para o desenvolvimento humano e da sociedade como um todo, mas o poder é efêmero, é passageiro. E nunca fiz política para alcançar o poder simplesmente pelo poder. Os que realmente me conhecem sabem perfeitamente disso.

Já dizia um filósofo francês que as pessoas que possuem e praticam os valores e princípios de vida, como por exemplo, a justiça, a verdade, a integridade, e tantos outros baseados no direito e na razão suas e dos outros, podem ser comparadas com o ouro que, quando posto no fogo, é refinado, purificado e se torna ainda mais valioso, oferecendo um brilho ainda mais encantador aos seus observadores. Vivemos essa vida para encarar as dificuldades e superá-las, contanto que tenhamos como principal objetivo, SERVIR.

Portanto além de agradecer imensamente pela compreensão e oportunidade de aqui estar durante os últimos quatro anos, repito que deixo por hora esta Casa de cabeça muito erguida, certo de que aqui só fiz, conquistei e permanecerei com os mesmos amigos, sendo humilde ao ponto de solicitar de todos vocês a manutenção saudável dessa amizade. Jamais abandonarei este barco em que decidi navegar, que é a política. Acho que só me afastarei doravante da política quando me for dessa para melhor. Das causas que fazem insistir em meus objetivos políticos, a mais importante é a luta pelo bem da nossa Palmeira dos Índios.”

SOBRE O PROGRAMA DE RÁDIO

“Acredito que devo aproveitar esse momento para anunciar aos presentes e aos que isso possa interessar, que seguindo a veia de meus irmãos Aníbal, que Deus já levou, e Marcelo Lima, atrevo-me também agora a transitar pelas ondas do rádio, com a mais pura finalidade de continuar dando a minha parcela de contribuição à sociedade palmeirense. A partir do dia 03 de janeiro, estarei duas vezes por semana apresentando por meio da emissora Farol FM, o programa BASTIDORES DA POLÍTICA, visando simplesmente a informar sobre algo que grande parte de nosso povo por ventura não tenha acesso ou conhecimento. Fazendo desses momentos semanais uma vitrine totalmente transparente sobre as causas de interesse público-político.

E é por isso, e por essa oportunidade, que também aproveito para expressar os meus agradecimentos ao nobre colega vereador Val Basílio, diretor geral daquele veículo de radiodifusão, que com essa ação passa a ser também um soldado nessa luta pelo exercício da boa informação. O que pretendemos dentro desse espaço jornalístico é apenas informar, com isenção, verdade e responsabilidade, baseados em fatos e fontes indiscutivelmente fidedignas.”

 

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.