DivulgaçãoEx-senador é transferido para o presÃdio da Papuda Todo SegundoO ex-senador, Luiz Estevão foi transferido na manhã desta quarta-feira (9) para o Complexo Penitenciário da Papuda. Ele se entregou pela manhã, fez exame de corpo de delito e passou a noite na carceragem do Departamento de Polícia Especializada. O cumprimento da pena acontece dez anos após a condenação. A defesa entrou com mais de 30 recursos no fim do período.
Estevão cumprirá pena pela condenação, de 2006, imposta pela Justiça de São Paulo a 31 anos de prisão mas dois dos crimes, quadrilha e uso de documento falso, podem estar prescritos e a pena final deve ser de 26 anos.
Ele deve dividir cela com outros presos, uma vez que não há carceragem individual no CDP. Apesar de ainda haver recurso pendente, a prisão foi determinada porque o Supremo Tribunal Federal entendeu que as punições já podem ser executadas se forem mantidas pela segunda instância.
Horas após ser divulgada a determinação da Justiça Federal, havia pouca movimentação em frente à casa de Estevão.
Para o juiz federal Alessandro Diaferia, os crimes foram cometidos em 1992. Segundo ele, Luiz Estevão e Fábio Monteiro de Barros. O magistrado citou ao menos 35 recursos apresentados pela defesa de ambos desde a condenação.
Estevão era senador pelo PMDB quando foi cassado, em 28 de junho de 2000, por 52 votos a 18. Dez senadores se abstiveram no dia. Quando os desvios apontados pelo Ministério Público ocorreram, o político era filiado ao PP.
Do Diário do Poder