17/07/2023 15:57:06
Brasil
Facebook é a rede social mais usada por brasileiros para se informar
Atualmente 35% dos usuários brasileiros estão na rede da Meta
Agência TatuAtualmente 35% dos usuários brasileiros estão, usando o Facebook para se informar
Agência Tatu

A agência internacional de notícias Reuters publicou recentemente um relatório com dados importantes sobre o consumo midiático no mundo, nos continentes e países. O ponto central do estudo é a forma como as pessoas consomem notícias, além de apresentar dados sobre os formatos e meios preferidos dos leitores.

A pesquisa considerou apenas as populações online dos locais, com isso países como Índia e África do Sul ficaram com dados comprometidos, já que têm baixa porcentagem de inclusão digital. Entenda mais sobre o tema clicando aqui.

Por outro lado, o Brasil conta com 83% da população no meio digital, sendo o sexto entre os países da América em presença digital. O primeiro lugar é ocupado pelo Chile com 97% da população online. Veja o percentual de presença online dos países americanos na tabela a seguir:

Considerando todos os que usam a internet em cada continente e país as descobertas mais importantes da pesquisa sobre o consumo de informações no último ano são:

Meios e formatos:


Redes sociais:


Países em evidência:


No Brasil

O contexto político acirrado vivido no país em 2022 é considerado como evento principal e norteador no âmbito midiático. Para se ter uma ideia, a pesquisa mostrou que 41% dos brasileiros evitaram notícias no período eleitoral e o aumento de casos de insultos e intimidação contra jornalistas cresceu em 133%.

A confiabilidade nas notícias no país caiu em 19 pontos percentuais de 2015 para 2023. Na primeira pesquisa, 62% dos brasileiros confiavam nos principais canais midiáticos do país, já em 2023 o percentual cai para 43%.

Em relação ao consumo de internet, 8 em cada 10 pessoas acessam a internet no Brasil. A rede social mais utilizada é o Facebook, mesmo descendo 12 pontos percentuais em dois anos. Atualmente 35% dos usuários brasileiros estão na rede da Meta.

Os vídeos curtos com o TikTok têm se popularizado no país, crescendo com os maiores conglomerados de mídia presentes na plataforma, como O Globo, Folha de São Paulo e Estadão de São Paulo. Da mesma forma, o consumo de podcast cresce, na contramão do mundo.

O relatório destaca que o desinteresse dos usuários por notícias negativas e histórias diárias é uma preocupação significativa. O jornalismo resiliente, positivo e esclarecedor tem se tornado a preferência quando se trata de informações factuais e trágicas. Essas mudanças podem ser atribuídas ao contexto global da guerra ucraniana e ao período pós-pandemia. É evidente que a população digital está buscando alívio mental, até mesmo nas notícias, diante dos recentes impactos históricos em diversos setores da sociedade.

Marco Pellegatti, renomado especialista em estratégias de negócios e desenvolvimento empresarial formado pela Universidade de São Paulo, corrobora com essa perspectiva ao confirmar a fadiga mundial em relação aos acontecimentos negativos. Ele conclui afirmando: "Além dos fatores conjunturais que mencionei, acredito que muitos leitores estão em busca de histórias inspiradoras e motivadoras, uma necessidade humana que sempre existiu e que talvez esteja se fortalecendo cada vez mais."

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