O Google lançou nesta segunda-feira (15) na Índia os primeiros aparelhos do projeto Android One, uma linha de smartphones de baixo custo focada em países emergentes. Os modelos custam a partir de 6,4 mil rúpias (cerca de R$ 245) e buscam capturar uma fatia do mercado de smartphones que mais cresce no mundo.
Os aparelhos são resultado de um acordo do Google com as fabricantes indianas Micromax, Karbonn e Spice Mobiles. Além de rodar o sistema operacional Android, os smartphones Android One são compatíveis com dois chips, têm rádio FM e podem ter suas baterias trocadas.
"O acesso pelo bem do acesso não é suficiente", diz Sundar Pichai, vice-presidente da dividão de Android, no blog oficial do Google. "Com Android One, não queremos apenas ajudar as pessoas a ficarem on-line. Queremos ter certeza de que, quando elas chegarem lá, consigam acessar a riqueza de informações que a rede disponibiliza para todos".
Depois da chegada à Índia, o Google afirma que planeja expandir o Android One para Indonésia, Filipinas e outros países do sul da Ásia até o final de 2014, com mais países em 2015.
A Índia é vista como um mercado lucrativo para smartphones de baixo custo porque muitas pessoas estão comprando os dispositivos pela primeira vez. Apenas 10% da população da Índia possui um smartphone atualmente, segundo a corretora Nomura, e esse número deverá dobrar nos próximos quatro anos.
Do G1
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621