AssessoriaHospital Santa Rita busca residência médica para Palmeira dos Índios Todo SegundoDa AssessoriaO provedor do Hospital Santa Rita – médico Pedro Gaia recebeu em Palmeira dos Índios, nesta quinta-feira (05), o presidente da comissão estadual de residências médicas de alagoas e avaliador institucional do MEC, Fernando Fidelis. Em reportagem ao radialista Marcelo Lima - rádio Vitório FM – Pedro Gaia, falou sobre o processo de adesão para residência médica no Santa Rita. A previsão é que a instituição passe a receber o ensino a partir de março de 2018.
Na ocasião, o provedor destacou a importância dessa conquista para o município de Palmeira dos Índios. “Poderemos implantar a residência e oferecer mais qualidade no atendimento e conhecimento da medicina no hospital. Nós estamos focados na humanização e no atendimento e, uma das maneiras que encontramos de fazer melhorias foi buscar junto ao MEC, a implantação da residência em Palmeira dos Índios. O primeiro passo já foi dado, com o objetivo de ampliar cada vez mais os serviços prestados pelo Santa Rita com melhor qualidade. O hospital sempre foi referência e buscamos resgatar essa qualidade e esse carinho”, disse Pedro Gaia.
O provedor destaca também a parceira com o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar, e a secretária de saúde Kátia Born, afirmando que todos estão engajados para fazer com que Palmeira tenha um complexo hospitalar desenvolvido e referência no nordeste do País.
“Acredito que o hospital tem todos os pré requisitos que o MEC pede para realização do processo para aderir à residência médica. Está muito organizado, e hoje ele tem uma estrutura física e um corpo clínico que dá suporte a qualquer ensino de residência básica. Após essa visita o processo será enviado para o MEC, será analisado pela Câmara Técnica e Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica. A análise ocorre em outubro e novembro. Estaremos discutindo com a COREME a organização do processo seletivo”, explica o presidente da comissão - Fernando Fidelis.
InscriçãoPara os alunos que quiserem fazer a residência no hospital Santa Rita, será aberto um edital unificado entre todos os hospitais do interior, sendo os certames distintos, um para a capital e outro para o interior em dias diferentes. A seleção é pública e todos os alunos de qualquer estado do Brasil poderão participar. Após esse processo os médicos formados poderão fazer sua especialidade na cidade de Palmeira dos índios em pediatria ou em clínica médica.
“Isto representa um avanço para cidade de Palmeira dos Índios. O médico que fizer sua residência no Hospital Santa Rita, vai sair do hospital do interior e será comparado ao de grandes hospitais de excelência do Brasil, pois o ensino será tão bom quanto. Com isto também, a qualidade de atendimento médico terá um avanço para a cidade”, diz Fidelis.
MelhoriasRecebendo a residência médica são inúmeras as melhorias no hospital Santa Rita, como por exemplo, os serviços de triagem para adultos e crianças serão mais adequados, os ambulatórios, as visitas as enfermarias e serviços de urgência terão mais qualidade e reforçando o atendimento na UTI Neo Natal e na UTI Geral.
“Todos os estudos que ficaram arquivados nesses 69 anos de história do hospital serão desarquivados, e o mundo vai começar a perceber que o hospital Santa Rita é um hospital de ensino e de excelência do estado de Alagoas”, destaca Fidelis.
Processo de AvaliaçãoA residência médica para o hospital Santa Rita de Palmeira dos Índios já é uma realidade, estando o processo sendo aguardado pela avaliação da câmara plenária da comissão nacional de residência médica.
Para o médico membro da comissão de residência médica, Drº Cícero José “Palmeira dos Índios abre as portas para acolher os médicos formados, para terem o treinamento de dois anos, para o aperfeiçoamento da parte prática e teórica. E nós fazemos parte desse esforço que o ministério da educação e o ministério da saúde fazem para ampliar o número de vagas em residências no Brasil”.
“Nós estamos trabalhando e mostrando as melhorias dos serviços e estrutura para oferecer a população de Palmeira. Uma equipe de clínicos de profissionais competentes que tem história na medicina de Alagoas esta sendo formada. Temos certeza absoluta que daremos um grande avanço no Santa Rita”, finaliza o provedor Pedro Gaia.