DivulgaçãoJulho Amarelo: combate às hepatites virais é intensificado em Palmeira Todo SegundoDa Assessoria
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus da hepatite dos tipos B e C. Cerca de 3 milhões de brasileiros estão infectados pelo tipo C e não possuem conhecimento que portam o vírus. O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio, quando a doença já está em estágio avançado.
No mês de julho, batizado de Julho Amarelo, as ações são ampliadas e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/AIDS, intensifica as ações de prevenção, com a realização de palestras em salas de espera, panfletagem, distribuição de preservativo e testes rápidos para detecção dos vírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas escolas da rede estadual e municipal de Palmeira que atendem alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Também serão realizados exames de elastografia hepática por Fibroscan em usuários que já haviam feito o teste e foram detectados com algum tipo de hepatite.
O Dia “D” das Hepatites é lembrado nacionalmente em 28 de julho, mas em Palmeira a ação acontecerá no dia 27, na Praça da Independência, em parceria com as UBS’s Centro e Oásis I e II.
“Estamos fazendo este chamamento para que as pessoas procurem seu posto de saúde, façam o teste rápido e se previnam. Os testes rápidos são realizados de forma segura e sigilosa e a Secretaria presta todo o suporte para aqueles cujo resultado seja positivo. Este mês, estamos intensificando a realização dos testes, fazendo palestras para que as pessoas saibam o que são essas doenças e conheçam o Programa”, salienta Myria Sá, gerente do Programa IST/AIDS.
As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado. Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana: o vírus da hepatite A (HAV), o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV), o vírus da hepatite D ou Delta (HDV) e o vírus da hepatite E (HEV). Náusea, vômitos, mal-estar, dor-de-cabeça, e perda do apetite são os sintomas mais frequentes na fase inicial da doença. Urina escura e fezes esbranquiçadas antecedem a fase ictérica (pele e olhos amarelados) que, em geral, coincide com alteração das provas de função hepática.
Confira o cronograma das ações que acontecerão em Palmeira:
AÇÕES: PALESTRAS, SALA DE ESPERA, PANFLETAGEM11/07 – usuários do CAPS Osvaldo Cruz
17/07 – usuários do CAPS AD
18/07 – Centro de Especialidade Médicas (CEPI)
REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE HEPATITE B e C, SÍFILIS E HIV NAS ESCOLAS (testes realizados apenas com alunos maiores de 18 anos)06/07 – Escola Estadual Humberto Mendes
REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE HEPATITE B e C NAS ESCOLAS (os testes serão realizados no período noturno e apenas com alunos maiores de 18 anos)12/07 – Escola Estadual Monsenhor Macedo
19/07 – Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia
26/07 – Escola Municipal Profª Marinete Neves
28/07 – Escola Municipal Drº Gerson Jatobá Leite
DIA D NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (realização de palestras em sala de espera, entrega de panfletos, realização de testes rápidos)10/07 a 14/07 - UBS Denilma Bulhões
13/07 - UBS Vila Maria
17/07 – Sítio Moreira (UBS Coruripe da Cal)
17/07 - UBS Oasis I
18/07 - UBS Coruripe da Cal
18/07 - UBS Boa Sorte
19/07 - UBS Algodãozinho
19/07 - UBS Boa Vista
19/07 - UBS Centro – Bar Pingo de Ouro
19/07 - Serra de São José (UBS Serra da Mandioca)
24/07 - UBS Vila João XXIII
25/07 - UBS Canafístula
25/07 - UBS Bonifácio
25/07 - UBS Oásis II
25/07 - UBS Eucalipto
26/07 - UBS Salgada
26/07 - UBS Caraíba Torta
26/07 - UBS São Cristóvão I
26/07 - UBS Serra da Mandioca
26/07 - UBS São Cristóvão II
27/07 - UBS Xucurus
27/07 - UBS São Francisco
02/08 – Sítio Lavras (UBS Serra da Mandioca)