29/07/2015 19:59:26
Brasil
Justiça aceita denúncia do MPF e transforma presidente da Andrade Gutierrez em réu na Lava Jato
Otávio Marques de Azevedo e mais 12 presos são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro
Agência Gazeta do PovoJustiça aceita denúncia do MPF e transforma presidente da Andrade Gutierrez em réu na Lava Jato
Todo SegundoO juiz federal Sérgio Moro, que conduz os desdobramentos da Operação Lava Jato na Justiça Federal, aceitou denúncia do MPF (Ministério Público Federal) nesta quarta-feira (29) e transformou o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, e mais 12 pessoas, entre lobistas e executivos ligados à empreiteira, em réus.

Todos são acusados de crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro em esquema de pagamento de propina a agentes públicos e partidos políticos com dinheiro desviado da Petrobras.

A denúncia do MPF foi apresentada na última sexta-feira (24) e incluía, além de Azevedo, o presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, e mais 20 pessoas.

Além de Azevedo, também se tornaram réus o doleiro Alberto Youssef, Antônio Pedro Campelo de Souza, Armando Furlan Júnior, Elton Negrão de Azevedo Júnior, Fernando Antônio Falcão Soares, Flávio Gomes Machado Filho, Lucélio Roberto Von Lehsten Goes, Mario Frederico Mendonça Goes, Paulo Roberto Costa, Paulo Roberto Dalmazzo, Pedro José Barusco Filho e Renato de Souza Duque.

Moro afirmou, em sua decisão, que o presidente da Andrade Gutierrez "estaria envolvido diretamente na prática dos crimes, orientando a atuação dos demais, inclusive nas tratativas com Fernando Soares para repasse de propinas à Diretoria de Abastecimento". Agora, os advogados de todos os réus terão 10 dias para apresentar a defesa dos seus clientes.

Na última terça-feira (28), o juiz Sérgio Moro já havia aceitado denúncia contra o presidente do Odebrecht e outros 12 lobistas e executivos ligados à empreiteira. Assim como o grupo de presos ligados à Andrade Gutierrez, eles são acusados pelos mesmos crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Prisões
Otávio Marques de Azevedo e Marcelo Odebrecht — presidentes das duas maiores empreiteiras do País — foram presos pela PF (Polícia Federal) no dia 19 de junho na 14ª fase da Operação Lava Jato.

Ao lado de outros presos da Lava Jato, eles foram levados para a carceragem da PF em Curitiba, mas, no último sábado (25), foram transferidos para o Complexo Médico de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Do R7

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.