Agência BrasilLava Jato chega a 30ª fase e investiga contratos com a Petrobras em SP e RJ Todo SegundoComeçou na manhã desta terça-feira, a 30ª fase da Operação Lava Jato. Serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva, quando a pessoa é forçada a prestar depoimento. A ação foi batizada de "Operação Vício" e acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo a PF, as investigações apuram o esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos firmados com a Petrobras. Trata-se da apreciação de vários contratos e correspondentes repasses de valores não devidos ocorridos entre empresas contratantes da Petrobras e funcionários da estatal e agentes públicos e políticos.
Ainda conforme a PF, três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, notadamente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da Petrobras.
Aos investigados estão sendo atribuídos, dentre outros, crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos.
A PF também investiga pagamentos indevidos a um executivo da área internacional da Petrobrás em contratos firmados para aquisição de navios-sondas.
Do R7