DivulgaçãoLava Jato: MPF diz que ex-presidente Lula “pode ser investigado” Todo SegundoO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá ser investigado pela força-tarefa do MPF (Ministério Público Federal), que apura os supostos crimes cometidos em esquema de corrupção e pagamento de propina, identificados pela Operação Lava Jato, em obras da Petrobras.
A informação foi dada pelo procurador do MPF Carlos Fernando dos Santos Lima nesta segunda-feira (3) em Curitiba (PR), poucas horas depois de a PF (Polícia Federal) prender o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por suposto envolvimento no esquema.
Reunião do governo Dilma evita prisão de José Dirceu
Questionado por repórteres se Lula poderia ser investigado, o procurador da República foi categórico: “Nenhuma pessoa, no regime republicano, está isenta de ser investigada”.
— Apenas pessoas com foro privilegiado devem ser investigadas perante o órgão com competência [o Supremo Tribunal Federal]. No caso do ex-presidente, ele pode ser investigado pelo primeiro grau. [...] Há uma série de investigações em andamento e a maior parte delas está em sigilo.
Pouco antes de falar sobre o ex-presidente, o procurador do MPF informou que o ex-ministro José Dirceu era um dos articuladores do esquema, uma vez que supostamente participava do grupo de pessoas que não eram “operadores, eles tomam decisões”.
— José Dirceu colocou [Renato] Duque na função de diretor de Serviços [da Petrobras] e colocou Paulo Roberto Costa na função [de diretor de Abastecimento] atendendo a um pedido de José Janene [ex-deputado federal do PP já falecido]. A partir desse momento, ele repetiu o esquema do mensalão. Não é à toa que um ministro do Supremo disse que o DNA é o mesmo. [...] Não há muita diferença e a responsabilidade de José Dirceu é evidente como beneficiário.
Condenado no julgamento do mensalão, José Dirceu cumpria prisão domiciliar em Brasília e voltou a ser detido nesta segunda-feira. Os presos serão transferidos para Curitiba ainda hoje, mas o ex-ministro José Dirceu só será levado à capital paranaense após aval do STF (Supremo Tribunal Federal).
O avião da PF (Polícia Federal) partirá de Brasília, passará por São Paulo e desembarca na capital paranaense entre 16h e 18h, informou o superintendente da PF em Curitiba, Rosalvo Ferreira Franco.
Do R7