02/11/2021 15:35:35
Brasil
Limite de pontos e validade da CNH mudam com nova lei de trânsito
Nova legislação também traz novidades acerca da necessidade dos exames toxicológicos. Fique por dentro das mudanças
DivulgaçãoLimite de pontos e validade da CNH mudam com nova lei de trânsito
Capitalist

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.071/20 que altera as regras de limite de pontos e validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças fazem parte do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde abril deste ano.

A nova legislação também traz novidades acerca da necessidade dos exames toxicológicos. De acordo com a lei, a partir de agora, condutores profissionais nas categorias C, D e E devem, obrigatoriamente, realizar essa etapa durante a renovação da sua habilitação. Porem, o teste deve ser feito uma vez a cada dois anos e seis meses.

De acordo com o novo texto, condutores com idade abaixo dos 50 anos precisarão, de agora em diante, renovar a CNH a cada 10 anos. O prazo muda para quem tem entre 50 e 70, em que a renovação deve acontecer a cada cinco anos.

No caso de motoristas com idade acima de 70 anos, o período entre uma renovação e outra é ainda menor: três anos. O prazo estendido, segundo justificativa do projeto, tem como objetivo diminuir os gastos da população com a renovação da CNH em períodos muito curtos.

Uma das principais mudanças vindas com o CTB tem a ver com o limite de pontos que causam suspensão do direito de dirigir. Antes o limite era 20 pontos, agora ele pode chegar a 40 pontos, confira:

Condutor que cometer duas infrações gravíssimas no período de um ano terá seu limite reduzido para 20 pontos;

Condutor que cometer uma infração gravíssima no período de um ano terá seu limite reduzido para 30 pontos;

Se o condutor não tiver nenhuma infração gravíssima no período de um ano terá o limite de pontos em 40.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.