DivulgaçãoLula é confirmado como novo ministro da Casa Civil Todo Segundo O Palácio do Planalto confirmou na tarde desta quarta-feira (16) a ida do ex-presidente Lula para o Ministério da Casa Civil no lugar de Jaques Wagner, que será transferido para chefia de gabinete da Presidência.
O acordo foi feito depois de uma reunião entre Lula e Dilma no Palácio da Alvorada na terça-feira (15). Mais cedo, dois líderes do PT já haviam confirmado a informação.
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse no Twitter que "Jaques Wagner, no dia do seu aniversário, mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula novo ministro da Pasta".
O líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), também confirmou a informação. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) comemorou a "nomeação" de Lula: "A oposição não gostou da nomeação do ex presidente Lula para a Casa Civil. É bom sinal! É sintoma que ele fará bem ao governo e ao país".
Presidente do BC deve sair do governo com chegada de Lula
Com a nomeação, Lula está de volta ao Poder Executivo desde quando deixou a Presidência da República, em dezembro de 2010. Havia a possibilidade de Lula ir para a Secretaria de Governo, que foi criada a partir da fusão entre a Secretaria-Geral da Presidência e da Secretaria de Relações Institucionais, quando Dilma cortou ministérios e juntou algumas secretarias.
No mesmo comunicado, o Palácio do Planalto anunciou que o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG) irá assumir o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil.
Leia a nota da Presidência na íntegra:
"A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes.
A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República"
Do r7