DivulgaçãoLula é denunciado pela segunda vez na Lava Jato Todo SegundoDa BandNews FM
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é denunciado pela segunda vez pelo Ministério Público Federal (MPF) do Paraná. Ele passará a responder pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, caso a denúncia seja aceita pelo juiz federal Sérgio Moro. No alvo da investigação estão contratos entre a Petrobras e a Odebrecht.
A Procuradoria da República afirma que “Lula é apontado como o responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar”. Em contrapartida, eram oferecidos cargos públicos e pagamento de propinas
Os pagamentos ilícitos correspondem a um porcentual de 2% a 3% dos oito contratos celebrados entre a Petrobras e a Odebrecht S/A. As propinas pagas ultrapassam a marca de R$ 75 milhões e foram distribuídas aos principais partidos da base do governo petista: PT, PP e PMDB.
Além do ex-presidente também foram denunciados o ex-ministro Antônio Palocci Filho, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o advogado de Lula Roberto Teixeira e outras seis pessoas.
Mesmo ficando fora do indiciamento da Polícia Federal, entregue ao MPF na segunda-feira, os procuradores denunciaram criminalmente o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, que recentemente assinou acordo de colaboração premiada.
A proposta de ação criminal é resultado de duas investigações da Polícia Federal. A apuração também mira a compra de um terreno onde seria construída uma nova sede para o Instituto Lula e o contrato de aluguel do apartamento vizinho ao que mora o ex-presidente, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
A compra e o aluguel seriam viabilizados com dinheiro de propinas pagas pela Odebrecht.