21/03/2015 21:34:25
Brasil
Morre aos 78 anos o ex-governador de AL Divaldo Suruagy
Político lutava contra um câncer de estômago há nove meses. Ele foi quem mais governou o estado, três vezes
Montagem/TodoSegundoMorre aos 78 anos o ex-governador de AL Divaldo Suruagy
Todo SegundoDo Todo Segundo

Morreu no final da tarde deste sábado (21), o ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy, aos 78 anos. Ele lutava contra um câncer de estômago há nove meses.  O político teve uma parada respiratória e foi levado para o Hospital Arthur Ramos, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, mas já chegou em óbito.

O corpo do político que mais governou Alagoas - três vezes, será velado no Palácio República dos Palmares a partir das 8h de domingo (22), e será aberto para visitação pública. O cortejo fúnebre sairá 12h do Palácio para a capela 01 do Campo Santo Parque das Flores, no Canaã. E o sepultamento deve ocorrer às 17 horas.

O governador Renan Filho, decretou três dias de luto oficial pela morte de Suruagy. Em sua página pessoal no Facebook, ele externou seus sentimentos sobre a morte do ex-governador. "Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador de Alagoas, Divaldo Suruagy. Meus sinceros sentimentos a seus familiares. Informo que decretarei luto oficial por três dias", ressaltou o governador.

Resumo histórico

O ex-governador Divaldo Suruagy nasceu no dia 5 de março de 1937, na cidade de São Luís do Quitunde. Era economista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Iniciou a vida política no governo de Luiz Cavalcanti, no qual foi secretário de Fazenda. Seu primeiro cargo político foi o mandato como prefeito de Maceió, em 1965, quando se elegeu pelo PSD.

Seu primeiro mandato como governador de Alagoas foi em março de 1975, por meio de eleição indireta, indicado pelo governo federal. Em agosto de 1978, desligou-se do cargo de governador para disputar uma cadeira na Câmara Federal, tendo sido eleito.

Em 1982, ele assumiu novamente o cargo de governador. Em 1994, ele foi eleito com a maior votação para o cargo no país. Entretanto, no fim do governo enfrentou uma grave crise e atrasou o pagamento dos servidos públicos estaduais por meses. Sofreu impeachment e teve que deixar o cargo, o episódio ficou conhecido como o “17 de julho”.

Além de prefeito de Maceió e governador do Estado por três mandatos, Suruagy exerceu mandatos ainda como deputado estadual de 1971 a 1973 (ARENA); deputado federal entre 1979 e 1983 (ARENA); senador (Constituinte) entre 1987 e 1990 (PFL) reeleito como  senador entre 1990 e 1995 (PFL). Seu último mandato foi como deputado federal, entre  2001 e 2003 (PMDB).

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.