Arquivo PessoalNegros são sete em cada dez novos empreendedores no Brasil Todo SegundoDo R7Em 2015, dona Janete da Costa, de 60 anos, conseguiu convencer a filha, a designer gráfica Maíra da Costa, de 35 anos, a deixar a Itália, onde morava fazia dois anos, e voltar para o Brasil para criarem juntas o próprio negócio.
Mãe e filha abriram um restaurante natural, com opções fitness, vegetarianas, veganas, sem glúten e lactose na zona norte de São Paulo.
O alvo era uma clientela acostumada à correria da capital paulista, que luta para manter uma alimentação saudável. A estratégia deu certo.
O perfil de dona Janete e Maíra se encaixa no atual momento do empreendedorismo no Brasil: mulheres e negras. De acordo com os dados da pesquisa GEM 2016 (G562 Global Entrepreneurship Monitor), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sete em cada dez novos negócios são criados pela população negra do País.
A pesquisa aponta que 54,4% dos empreendedores iniciais são pardos e 14,3% são pretos, totalizando, assim, 68,7% de negros — dado relevante na data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. Os brancos representam 30,5% e os indígenas ou amarelos, 0,8%.