DivulgaçãoPesquisa: 59,7% são a favor de impeachment, diz pesquisa Todo Segundo
A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff despencou em relação a setembro, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (23), que apontou ainda que 59,7% dos entrevistados são favoráveis a um impeachment da presidente, em meio a protestos contra o governo e a um cenário econômico difícil e de tensão política com aliados.
O percentual dos que avaliam o governo da petista como ótimo ou bom despencou para 10,8%, contra 41% na pesquisa anterior, divulgada no final de setembro.
A soma dos que consideram o governo ruim ou péssimo foi de 64,8%, ante 23,5% na sondagem anterior, e 23,6% consideram o governo regular, ante 35% na pesquisa anterior.
O governo e a presidente têm enfrentado dificuldades nos campos político e econômico.
Um difícil quadro de crescimento fraco e inflação alta serve de pano de fundo para grandes protestos que tomaram as ruas de grandes cidades do país no último dia 15, numa clara demonstração de insatisfação com o governo. Ao mesmo tempo, as medidas de ajuste fiscal tomadas pelo Executivo na tentativa de sanear as contas públicas e garantir condições para um crescimento econômico encontraram resistências no Congresso, em setores organizados da sociedade e entre eleitores.
De acordo com o levantamento do instituto MDA, encomendado para a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o índice de aprovação do governo é o menor desde 1999, quando o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso foi avaliado positivamente por 8% dos entrevistados.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 18,9% aprovam o desempenho pessoal de Dilma, contra 55,6% na pesquisa anterior, ao passo que 77,7% desaprovam, ante 40,1% em setembro. A avaliação do desempenho pessoal de Dilma foi a menor dentre as pesquisas realizadas pela CNT.