DivulgaçãoPF pede a juiz para mandar detentos da Lava Jato para presÃdios Todo SegundoA PF (Polícia Federal) pediu ao juiz federal Sérgio Moro, que comanda os desdobramentos jurídicos da Lava Jato, que tire os presos em decorrência da operação da carceragem da entidade em Curitiba (PR) e envie para presídios.
A razão, segundo o delegado federal Rosalvo Ferreira Franco, que fez a solicitação, é que os detidos estão sendo levados para a PF, o que está deixando "inviável ficar com todos os presos".
Além da quantidade de presos, outro agravante é que os presos não podem se comunicar entre si, conforme determinação da Justiça.
Atualmente, segundo o delegado, há 20 presos em decorrência da Lava Jato na PF em Curitiba, "entre eles, dois com mandado de Prisão Temporária, sendo uma do sexo feminino".
— Com as novas prisões que ocorreram em 16.03.2015 e outras que por acaso possam ocorrer nos desdobramentos da Operação Lava Jato, já está ficando inviável ficarmos com todos os presos sob custódia, tendo em vista que alguns presos não podem se comunicar entre si e fica difícil acomodá-los em apenas seis celas.
De acordo com o delegado federal, o secretário de Segurança do Estado do Paraná, Fernando Francischini, informou que uma ala do Complexo Médico Penal, "que é um presídio", poderia abrigar os presos da Lava Jato.
Franco afirma no pedido que "esses presos não não teriam um contato mais próximo com os demais detentos do Sistema Prisional do Estado, o que lhes daria uma certa segurança". O local teria condições satisfatórias, segundo o delegado, para receber os presos.
O delegado federal ainda expressa sua preocupação quanto a "atentados a segurança" de alguns dos presos na Lava Jato.
O pedido de transferência de presos da Lava Jato para presídios inclui 15 nomes, que não foram divulgados pela PF. O juiz federal Sérgio Moro deve se posicionar quanto à solicitação na semana que vem.
Do R7