DivulgaçãoPinato desiste de concorrer, e eleição da Câmara terá 14 candidatos Todo SegundoO deputado Fausto Pinato (PP-SP) desistiu na tarde desta quarta-feira (13) de concorrer à presidência da Câmara. Com a saída do parlamentar paulista, a disputa pela sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) terá 14 candidatos.
A sessão na qual será realizada a eleição, que estava marcada para as 16 horas, foi adiada para as 19 horas por decisão do presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA).
Advogado de 39 anos, Pinato está em seu primeiro mandato de deputado federal. Ele ganhou visibilidade nacional ao ser indicado para a relatoria do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído pelo deputado Marcos Rogério (DEM-RO).
Fausto Pinato foi o último deputado a renunciar à candidatura dentro do prazo-limite para desistências, que se encerrou às 15h, uma hora antes do início da sessão que irá eleger o novo presidente da Casa.
Antes dele, os deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Beto Mansur (PRB-SP) também haviam retirado a candidatura para a presidência da Câmara.
As inscrições para a disputa eleitoral se encerraram ao meio-dia desta quarta com 17 deputados oficialmente registrados.
A votação é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos.
Para ser eleito no primeiro turno, é preciso obter a maioria absoluta dos votos.
Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas..
Do G1