EBCPlanalto quer DelcÃdio do Amaral fora do PT e do Senado Todo SegundoA fala de Delcídio do Amara (PT-MS), que jogou no colo da presidente Dilma a indicação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, enfureceu a petista. Na próxima sexta-feira (4) o partido deve começar o processo de expulsão do senador.
A decisão conta com lobby do Planalto. A intenção é evitar que ‘a crise do Delcídio contamine o governo’, revela um interlocutor do palácio.
Em reunião de articulação política com líderes do Senado, nesta terça-feira (1), ficou sugerido que os parlamentares não ‘se queimassem’ no Conselho de Ética.
Líderes que participaram da reunião a mensagem como senha para não salvar a cabeça de Delcídio do Amaral, preso por atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
A estratégia foi afinada momentos antes com o ministro Jaques Wagner (Casa Civil), que na segunda (30) esteve com o presidente do PT, Rui Falcão. Para atrair a sigla, a promessa é que a liderança do governo continue com o PT, tendo Gleisi Hoffmann (PR) como líder.
O ex-presidente Lula, com parentes e amigos enrolados na Lava Jato, não se esforça para evitar a expulsão do senador. O que a cúpula petista ainda pesa é a possibilidade de Delcídio, jogado na fogueira pelo partido, tomar coragem para uma delação premiada.
Do Diário do Poder