Por Dorgival Junior
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) alerta aos criadores alagoanos que será encerrado no próximo dia 15 de dezembro o prazo para a declaração dos animais vacinados contra a febre aftosa na segunda etapa da campanha realizada em novembro passado.
Nesta segunda etapa, a campanha teve como meta uma cobertura vacinal de 100% do rebanho formado por quase dois milhões de bovídeos. Na primeira etapa, realizada no último mês de maio, foram imunizados 1,9 milhão de animais, obtendo uma cobertura vacinal de 96,4%.
Segundo o órgão de defesa agropecuária, para fazer a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina, além dos documentos pessoais de identificação. A declaração deve ser realizada nos escritórios da Adeal.
Por ser um documento obrigatório - que comprova que os animais foram vacinados - o criador que não declarar estará sujeito a penalidades, a exemplo do pagamento de multa, ficar impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e fazer a vacinação obrigatória com supervisão oficial.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621