DivulgaçãoPresidente da Chapecoense recebe a taça da Sul-Americana Todo SegundoDo Band EsporteA Chapecoense recebeu nesta quarta-feira a taça de campeã da Sul-Americana de 2016. O troféu foi entregue a Plínio David de Nês, o Maninho, novo presidente do clube, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, durante o sorteio dos grupos da Libertadores de 2017.
Em rápido discurso, Maninho disse que sentia um misto de alegria e tristeza pela conquista, agradeceu ao mundo pela solidariedade e fez questão de dividir o troféu com o representante do Atlético Nacional que estava no evento.
O clube colombiano, que seria o adversário do clube catarinense na decisão, recebeu o prêmio de Fair Play por abrir mão da disputa da final para dar o título a Chape e também pela série de homenagens aos brasileiros.
A determinação de nomear a Chape como campeão da Sul-Americana, e o Nacional como vice, foi levado ao conselho da Conmebol no dia 5 de dezembro. Esta decisão foi motivada pela carta do clube colombiano à entidade, que pedia para dar o título ao clube brasileiro por sua grande perda, e como uma homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal.
O avião que levava a Chapecoense para a disputa do jogo de ida da final caiu nas proximidades de Medellín no dia 29 de novembro e deixou 71 mortos, entre jogadores, membros da comissão técnica, jornalistas e tripulantes.
Além de receber a taça de campeã do torneio continental, a Chapecoense também vai disputar a fase de grupos da Libertadores, a Recopa Sul-Americana, e a Copa Suruga Bank do próximo ano.