Dida Sampaio/Estadão ConteúdoRenan usa Jucá para alfinetar Dilma, diz o Planalto Todo SegundoAs recentes estocadas de Romero Jucá (PMDB) contra a presidente Dilma, incluindo a defesa do impeachment, foram recebidas no Palácio do Planalto como recados praticamente diretos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a quem o senador de Roraima é muito ligado. Na Casa Civil, Renan é reconhecido pelo jogo “sou aliado, mas não sou trouxa”, e “sempre dá um jeito de mostrar suas garras”.
Há dias, Romero Jucá advertiu que “o impeachment não morreu” e que o Congresso só aumentará impostos após o governo “amputar” gastos.
Dilma tenta garantir a lealdade de Renan usando o governo de Renan Filho, em Alagoas, Estado pobre que necessita de ajuda federal.
Em 2014, Romero Jucá surpreendeu apoiando o tucano de Aécio Neves para presidente. Cumprindo missão de Renan, acredita o PT.
O governo também acha que o humor de Renan em relação a Dilma é afetado quando há vazamento de denúncias contra ele, na Lava Jato.
Da Coluna do Cláudio Humberto / Diário do Poder