Divulgação/ Site do Senador Senador passa mal durante almoço com a famÃlia e morre
Todo SegundoO senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB –SC) morreu por volta das 15h deste domingo (10), após sofrer parada cardiorrespiratória. De acordo com informações da Rede Record, o parlamentar estava com a família em Itapema para o almoço de Dia das Mães, quando começou a passar mal. O político retornou para Joinville de ambulância e foi levado para o hospital, mas sofreu nova parada cardiorrespiratória e não resistiu. Silveira tinha 75 anos.
Em nota, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, que pertence à mesma legenda, lamentou o “o precoce falecimento” de Luiz Henrique da Silveira. No texto, Calheiros destacou que a morte do colega de Casa “entristece não apenas o Senado Federal, Santa Catarina ou o PMDB. É Uma perda que enluta profundamente todo País. Trata-se de uma extraordinário homem público cuja biografia fala por si só. O fato de nunca ter perdido uma eleição explica a admiração conquistada por Luiz Henrique durante toda sua trajetória de homem público”.
A nota informou ainda que o Senado decretará luto de três dias como forma de homenagear Silveira. Calheiros enfatizou a amizade que tinha com o senador catarinense. “Sua retidão, coerência, visão pública e inteligência haverão de ser reverenciadas por muitos e muitos anos. Eu, particularmente, perco um amigo e um companheiro partidário que aprendi a admirar ao longo dos anos”.
O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, também informou que irá decretar luto oficial de três dias na cidade.
Silveira começou a carreira política como deputado estadual em 1973. Também foi deputado federal cinco vezes, prefeito de Joinville por três mandatos, governador de Santa Catarina duas vezes e estava em seu primeiro mandato como senador, que terminaria em 2019.
Ele nasceu em Blumenau (SC) no dia 25 de fevereiro de 1940 e se formou em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. O parlamentar deixa mulher e dois filhos.
VelórioDe acordo com informação da Agência Brasil, o corpo do senador será velado nesta segunda-feira (12), em Joinville. O enterro também será na cidade, mas horário ainda não foi confirmado. Assumirá a vaga de Luiz Henrique da Silveira, no Senado, o primeiro suplente Dalírio José Beber, do PSDB.
Do R7, com Rede Record e Agência Brasil