AssessoriaSérgio Passarinho apresenta matérias e entrega títulos de “Cidadão Honorário” Todo SegundoDa AssessoriaRegimentalmente, as sessões ordinárias, semanais, da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, que se realizam sempre às quartas-feiras (antes, às quintas), deveriam ser a partir das 9 da manhã, porém isso nunca aconteceu. Por um motivo, ou outro, as reuniões nunca tiveram início antes das 10 horas, mesmo com a chegada pontual de poucos edis. Em meio a conversações entre parlamentares presentes em Plenário, assessores e outros, a sessão dessa quarta (09) teve início apenas às 11 e 15 da manhã.
Diante da apresentação de uma pauta simples, contendo apenas 16 matérias, sem discussões ou embates, o vereador Sérgio Passarinho (PMDB) – considerado o mais assíduo da atual Legislatura - apresentou mais uma vez suas propostas. Além do Projeto de Decreto Legislativo Nº 018/2016, concedendo o Título de Cidadão Honorário de Palmeira dos Índios ao vereador eleito no último pleito, Abraão Paulino da Silva (PRTB), levou à apreciação da Casa mais três matérias: Indicação, 081/2016, de apelo ao prefeito James Ribeiro para que o Município de Palmeira dos Índios proceda com a redução de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos proprietários de imóveis residenciais e não residenciais, no município, justificando que a Constituição Federal, em seu art. 225 reza que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”; Indicação, 082/2016, de apelo ao Executivo para que o Município proceda com a fixação de placas nas salas de aula da rede municipal de ensino com o número de telefone do Disque Direitos Humanos - o Disque 100 – e sua funcionalidade., sob a justificativa de que O Disque 100, serviço nacional de denúncia, coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), informa que além de exploração sexual, o Disque 100 recebe informações sobre maus-tratos, violência contra crianças e adolescentes, negligência, entre outros crimes. A negligência concentra o maior número de queixas recebidas pela central. 35,27% foram ligações com casos de negligência, 33,67% de
violência psicológica e física e 31,07% de violência sexual; Indicação 083/2016, ao prefeito James Ribeiro, para que o Município de Palmeira dos Índios reforce as ações em prol da Saúde do Homem durante todo o mês de novembro, justificando que depois do Outubro Rosa, é hora de alertar para os cuidados com a saúde do homem, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de próstata, e essa é a proposta o movimento Novembro Azul, criado em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A maioria dos homens que buscam atendimento de saúde já o procura quando sua condição está a nível secundário, ou seja, necessitando de especialistas, pois já estão com morbidades instaladas.
Ao final da sessão, o vereador Sérgio Passarinho procedeu entrega de dois Títulos de Cidadão Honorário, ao professor Cosme Rogério Ferreira, natural de Magé, RJ e ao advogado José Pereira Ferreira (Dr. Monte) pelos relevantes serviços prestados ao município de Palmeira dos Índios, sobre o que Passarinho afirmou, ao homenagear os novos cidadãos palmeirenses, que ele é que se sentia honrado por serem concedidos por sua intercessão indicações de honrarias tão merecidas. Segundo o professor Cosme, “Sérgio Passarinho me dá hoje o melhor presente que recebi nessa vida”. E de acordo com Dr. Monte Ferreira: “Agradeço infinitamente essa honra, e tenham a certeza de que, a partir desse momento, todos vocês passam a fazer parte da história de minha vida”.
Em tempo, o vereador Sérgio Passarinho reportou-se à passagem do dia 07 de novembro, data em que se comemora o Dia do Radialista, declarando: “Registrar aqui ainda que na última segunda-feira 07 de novembro, comemorou-se o Dia do Radialista, aos quais venho de forma justa homenagear nas pessoas do assessor de imprensa desta Casa, meu amigo Antônio Oliveira e dos meus irmãos radialistas, Marcelo Lima e Aníbal Lima, este último, infelizmente, em memória. Mesmo após séculos e muito avanço na tecnologia o rádio ainda é o meio de comunicação mais ouvido e muito acessado, ainda é um imprescindível meio de comunicação e fundamental na nossa atual e futura sociedade. Destaque-se que o elemento marcante é a presença do Locutor ou Radialista no estúdio da rádio ou nas ruas, seja FM ou AM, o fator principal, o elo que faz a máquina andar e interagir com o ouvinte do outro lado. Parabéns aos amigos radialistas palmeirenses”, finalizou o parlamentar.