AssessoriaSérgio Passarinho participa de inauguração de praça revitalizada Todo SegundoDa AssessoriaAo som da Banda Filarmônica Municipal de Palmeira dos Índios, foi inaugurada, na noite da última sexta-feira (18), a obra de revitalização da Praça Monsenhor Macedo, fato que antes só ocorreu a mais de 40 anos, no período do mandato do então prefeito Jota Duarte. Um grande público compareceu ao evento, entre autoridades civis (prefeito James Ribeiro e secretários, entre eles Antônio Fonseca – presidente municipal do PMDB) e eclesiásticas, na pessoa do Bispo Diocesano D. Dulcênio de Matos, convidados e moradores daquela região, como também de outros bairros, além de grupos artísticos e folclóricos de diversas entidades educacionais do município.
O projeto de revitalização foi concebido e acompanhado de perto pela conceituada artista plástica, escultora e paisagista Marize Parreira, natural da cidade de Caldas Novas – GO, e que, segundo a mesma, foi inspirada no tema “Natureza Morta”, seguindo o princípio da “Tematização”. Em entrevista a este portal, Marize se disse emocionada ao ver concluído o trabalho e ouvir os elogios pela realização da obra.
O vereador Sérgio Passarinho (PMDB), que também compôs a mesa de honra, declarou estar impressionado com a beleza do empreendimento e a rapidez com que foi entregue à população. “Seguindo rigorosamente o princípio de que a praça é do povo, o prefeito James Ribeiro, além de estar realizando obras importantes em nível de infraestrutura, também tem se preocupado com a beleza da cidade e com o lazer dos palmeirenses”, fez questão de registrar Passarinho. O parlamentar, durante a entrevista falou ainda sobre a personalidade que dá nome àquela praça e sua atuação e importância para a coletividade de Palmeira dos Índios.
TRECHO DA ENTREVISTA“Feliz em ver esta obra concluída, um dos reclamos dessa comunidade, devido a história que esta Praça representa para Palmeira dos Índios, sua infância, adolescência, os adultos lembram muito bem, e até aqueles que já se foram dessa vida desfrutaram muito desse lugar. Em vez de destruir, como em muitos municípios é feito, Palmeira dos Índios faz questão de revitalizar e modernizar. Preservar a história do município é obrigação de qualquer administrador. E essa praça leva o nome de um dos mais fortes representantes da Igreja Católica e do povo palmeirense: Monsenhor Macedo”, declarou.
O MONSENHOR MACEDOFrancisco Xavier de Macedo nasceu no dia 03 de dezembro de 1881, no Engenho Olho D’Água, localizado no município de Limoeiro de Anadia, em Alagoas. Foram seus pais João Ferreira de Macedo e dona Rita Barbosa de Macedo.
No ano de 1906, sob proteção do Reverendíssimo. Dom Antônio Brandão, conseguiu ser admitido no Seminário de Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de Maceió/AL, onde, com muita disciplina, cursou as matérias do programa deste educandário.
Afinal, depois de uma longa trajetória em seu sacerdócio, em 1919, Padre Macedo passou de Vigário de Paulo Afonso a Diretor do Colégio Diocesano de Penedo/AL. Em março de 1920, o jovem sacerdote foi enviado pelo Exmo. Bispo Diocesano desta cidade ribeirinha, Dom Jonas Batinga, para assumir, interinamente, o Encargo da Freguesia de Nossa Senhora do Amparo, em Palmeira dos Índios/AL, durante a ausência do pároco, padre Joaquim dos Reis, que tinha ido a Roma visitar sua família e de onde nunca mais voltou. Monsenhor Macedo faz parte da história secular de Palmeira dos Índios, que lhe prestou justa homenagem a nominar a praça como “MONSENHOR MACÊDO”.