AssessoriaSociedade Civil e Secretaria de Saúde traçam propostas de combate à diarreia Todo SegundoDa AssessoriaUma reunião realizada nesta quarta-feira (01), traçou algumas propostas de combate às Doenças Diarreicas Agudas (DDAS) em Palmeira dos Índios. A convocação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de discutir sobre o surto que o município vem enfrentando, e assim, montar um plano para erradicar essas doenças e desafogar as unidades de saúde.
O quadro geral da situação foi apresentado pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Rebeca Oliveira, que expôs os dados computados nos últimos cinco meses, notificações de casos, porcentagem de casos por faixa etária e as recomendações necessárias. O público mais atingido são crianças e idosos, visto que desidratam mais rápido. Por isso a preocupação em manter a higiene pessoal e do ambiente.
Vários problemas que a saúde pública enfrenta foram explanados durante a reunião. Uma delas é a cultura de se construir ou instalar caixas d’água e reservatórios inacessíveis, dificultando o trabalho dos agentes de endemias nas residências.”Maioria dessas caixas estão em locais inacessíveis, semiabertas, facilitando a procriação do mosquito Aedes aegypti”, disse Rebeca.
“A sociedade precisa se ajudar, pois só as campanhas educativas não estão sendo suficientes. Não está surtindo efeito. Não adianta minha casa tá toda limpinha, caixas bem tampadas e tudo o mais, enquanto que a do meu vizinho me prejudica. Palmeira tem um potencial turístico riquíssimo, mas pra que isso seja desenvolvido é necessário que a saúde do município seja colocada nos eixos. Temos essa urgência em salvar nossa cidade, cuidar da parte sanitária, e só conseguiremos com o apoio de toda a população, porque sozinhos não temos mais como dar conta, por isso estamos aqui, hoje, para ouvir a sociedade e assim traçarmos um plano de combate para acabar com essas mazelas”, disse a secretária Kátia Born.
Ficou estipulado de cada representante elaborar ações que deverão ser postas em prática já a partir do próximo mês. Ficaram sugeridos mutirões em parceria com o Exército e intensificar os trabalhos nas escolas e bairros. A apresentação das ideias será discutida e aprovada em uma reunião marcada para o dia 14 de junho, às 9h, na sede da Secretaria. Logo após a junção de ideias, o comitê irá apresentá-las na Câmara de Vereadores do município para que os vereadores possam intermediar as ações juntamente com a população e os órgãos envolvidos.
Estavam presentes representantes do Colégio Paulo Freire, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Cesmac Campus Sertão, Exército Brasileiro, Câmara de Vereadores, Rádio Sampaio, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).