DivulgaçãoSTF analisará recurso de Temer sobre suspensão de inquérito na quarta Todo SegundoDa BandNews FMO Supremo Tribunal Federal marcou para a próxima quarta-feira a análise do recurso do presidente Michel Temer (PMDB) que pede a suspensão do inquérito aberto contra ele por corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa. O caso será levado a plenário.
O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ainda autorizou o pedido da defesa do peemedebista para a realização de perícia no áudio gravado pelo dono da JBS, Joesley Batista.
Rodrigo Janot, procurador-geral da República, entretanto, defende a continuidade do processo contra o presidente Michel Temer baseado na gravação da conversa do político do PMDB com um dos donos da JBS.
Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal na noite deste sábado, Janot disse que o pedido para suspender o inquérito se contradiz, já que a investigação existe justamente para apurar os fatos.
"(...) Cabe destacar a flagrante contradição do pedido, visto que o Inquérito existe justamente para a apuração dos fatos e para a produção de evidências, dentre elas perícias técnicas", diz o documento.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) também declarou não se opor à realização de uma perícia no áudio gravado pelo empresário Joesley Batista, apesar de dizer estar certa de que não houve qualquer edição que comprometa o diálogo.
Entretanto, tanto a defesa de Temer quando a PGR têm até as 19h30 deste domingo para documentar e enviar quais as dúvidas devem ser esclarecidas na nova perícia que será realizada na gravação.