Carlos Humberto / STFSTF pede explicações sobre citação de Cunha em depoimento da Lava Jato Todo SegundoO presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, encaminhou nesta segunda-feira (20) pedido de esclarecimento ao juiz federal Sérgio Moro sobre a citação do nome do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante depoimento de delação premiada da Operação Lava Jato. Moro é responsável pelas investigações da Operação na primeira instância.
A decisão de Lewandowski foi tomada após Cunha pedir que o processo em que ele é citado seja encaminhado ao STF. Na ação, Cunha argumenta que deveria ser julgado pelo Supremo por ter foro privilegiado.
O pedido foi feito após o vazamento do depoimento do ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo aos investigadores em que ele afirma que Cunha cobrou o pagamento de US$ 5 milhões de propina.
Camargo está preso em Curitiba (PR) onde colabora com as investigações em troca de redução de pena.
Um dia após a divulgação do vídeo, Cunha rompeu com o governo Dilma Rousseff e anunciou que fará oposição ao Planalto. Ele já estava sendo investigado pelo MPF (Ministério Público Federal) pelo suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. O deputado nega todas as acusações.
Do R7