09/02/2022 13:45:10
Brasil
Três em cada 10 brasileiros comprarão próximo carro online
Relatório sobre mobilidade aponta mudança no comportamento do consumidor e sinaliza oportunidades de negócios no setor
Divulgação/DINOTrês em cada 10 brasileiros comprarão próximo carro online
Folha Vitória

A tradicional experiência de ir até a concessionária de veículos para comprar um carro, tão consolidada no imaginário popular e do consumidor, começa cada vez mais a enfrentar a concorrência de opções alternativas, como a aquisição de automóveis em canais online. É o que indica um dos apontamentos presentes na Pesquisa Mobilidade 2021, relatório produzido em parceria pela SAE Brasil, KPMG e AutoData.

Segundo o estudo, que investigou diversos aspectos do mercado automotivo brasileiro, 3 em cada 10 brasileiros pretendem comprar seu próximo veículo através de algum canal de vendas online. O movimento ainda é incipiente, mas mostra uma significativa mudança no rumo do comportamento do consumidor de carros, antes bastante atrelado à experiência no ponto de venda físico.

Os números detalhados do relatório dão uma visão mais próxima dos movimentos do setor: 72,9% dos entrevistados ainda preferem adquirir seu carro nas concessionárias, enquanto 25,9% devem optar por alternativas de compra online de veículos. Os 1,2% restantes afirmam que não querem ter um carro no futuro.

Entre os que pretendem comprar um carro novo, os canais de distribuição preferidos são a concessionária e a plataforma digital de vendas da própria fábrica. Já no caso de quem opta por adquirir carros usados e seminovos – nicho de mercado que é preferência nacional ultimamente – os canais online independentes têm ótima aceitação. Para os analistas responsáveis pelo estudo, isso é “algo lastreado pelos avanços em ferramentas tecnológicas de sites e aplicativos especializados neste mercado”.

Gustavo Braga, diretor da Carupi – uma autotech de compra e venda de usados online – concorda com essa análise: para o especialista no setor, as recentes tecnologias aplicadas ao mercado automotivo abriram espaço para que o consumidor se sinta mais confortável em fechar um negócio de forma virtual. “O ambiente de comércio virtual já está em sua fase madura, é uma opção bem consolidada junto aos clientes, e existe cada vez mais confiança nos benefícios que são oferecidos por essa modalidade de compra”, ressalta.

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