29/09/2016 23:03:15
Brasil
TSE registra ao menos 20 assassinatos envolvendo candidatos e pré-candidatos
De acordo com tribunal, crimes ocorreram nos últimos nove meses em dez estados do País
DivulgaçãoTSE registra ao menos 20 assassinatos envolvendo candidatos e pré-candidatos
Todo SegundoSegundo informações do TSE, já foram registrados pelo menos 20 homicídios envolvendo candidatos e pré-candidatos a cargos eletivos ao longo dos últimos nove meses em todo País. Os assassinatos ocorreram em dez Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul e Goiás.

Nesta quarta-feira (28), o candidato a prefeito pelo PTB, conhecido como Zé Gomes, foi executado com um tiro na cabeça. O autor dos disparos, o funcionário público Gilberto Ferreira do Amaral, e o policial militar Vanilson Rodrigues morreram minutos depois em tiroteio — que também deixou ferido o vice-governador do Estado e governador em exercício, José Eliton (PSDB), e o advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende.

Ferido com tiros no abdome, o governador em exercício foi levado para o hospital municipal de Itumbiara. No começo da noite, ele foi transferido de helicóptero para a capital. Boletim Médico divulgado por volta das 7h desta quinta-feira pelo Hugol (Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira) informa que o estado de saúde do vice-governador e do advogado da Prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, permanece estável. Eles estão internados na UTI da unidade. Conscientes, respiram espontaneamente.

A Polícia Civil de Goiás informou que o atirador era auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara. No crime, ele usou uma pistola 40 mm. Até o momento, os investigadores não divulgaram a motivação do assassinato de Zé Gomes. O corpo do político está sendo velado em Itumbiara e deve se enterrado na cidade ainda nesta quinta-feira. O atual prefeito, Francisco Domingues de Farias, decretou luto oficial de três dias.

Outros casos
No início desta semana o assassinato de outro candidato chocou o País. O presidente da Portela e candidato a vereador, Marcos Falcon foi morto a tiros no Rio, na segunda morte de candidato em dois dias no Estado do Rio.

Em setembro, Gilmar Mendes, Mendes esteve em dois cartórios eleitorais no Estado do Rio de Janeiro para ver de perto a realidade da região por causa do grande número de mortes envolvendo políticos, pré-candidatos e candidatos nessas eleições e prometeu fazer o mesmo em outras localidades.

Nesta manhã, Mendes registrou na sessão do tribunal a sua preocupação com atos de violência registrados contra candidatos às eleições municipais deste ano. Mendes disse ainda que o TSE está fazendo contatos com o Ministério da Justiça para que as investigações ocorram da maneira mais célere possível.

Do R7, com Estadão Conteúdo

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.