26/08/2015 21:28:01
Brasil
Vereador Sérgio Passarinho preside sessão dessa quarta-feira
Parlamentar, junto com o Plenário, recebe mototaxistas e representação do Movimento Cursilhos de Cristandade
AssessoriaVereador Sérgio Passarinho preside sessão dessa quarta-feira
Todo SegundoDa Assessoria

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, na Sessão Ordinária da manhã dessa quarta-feira, 26, não teve a sua composição completa e regimental diante do fato, devidamente justificado pelo presidente ora em exercício, por meio de convite, Sérgio Passarinho (PMDB).

Devido às ausências, ocuparam ainda as funções de primeiro-secretário, França Júnior (PSDB), e atuou como segundo-secretário o vereador Gilberto Vitório (PMDB). Os integrantes oficiais da Mesa estariam participando de reunião em outro espaço acerca de encontro que será realizado amanhã na cidade de Arapiraca, onde estarão reunidos prefeitos de todo o Estado, e suas comitivas, a convite do presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), recepcionados pela prefeita Célia Rocha, onde serão discutidos, além de entrevista coletiva, diversos assuntos e temas relacionados às suas cidades.

O vereador Sérgio Passarinho se solidarizou com as causas defendidas pela Associação de Mototaxistas de Palmeira dos Índios, cujos mais de 50 integrantes ocuparam a Galeria da Casa de Leis, em prol de  reivindicações da categoria.

Mesmo não constando de pauta, sob sugestão da vereadora Sheila Duarte, o Pleno concordou em elaborar imediatamente um Requerimento ao Poder Executivo, especificamente aosuperintendente da SMTT, para comparecer, o quanto antes à Câmara, para prestar esclarecimentos sobre as referidas reivindicações. “É sabido por todos que o titular da SMTT, senhor Aurélio Brasileiro, sempre que foi convidado por esta Casa a prestar quaisquer esclarecimentos, sempre compareceu, inclusive a exemplo das discussões sobre a Zona Azul. É uma questão de responsabilidade que tem sido legalmente cumprida”, registrou Passarinho.

O vereador Sérgio Passarinho deu especial atenção à leitura também do Projeto de Lei do Poder Executivo Municipal, que autoriza Palmeira dos Índios a doar um terreno - em Palmeira de Fora -  a ser desmembrado de outros de maiores proporções de sua propriedade para a entidade religiosa Movimento de Cursilhos de Cristandade de Palmeira dos Índios.

O vereador peemedebista, ora presidindo a Mesa da Casa, ao fazer uso de suas considerações pessoais, registrou a apresentação de mais duas Indicações de sua autoria, ao tempo que agradeceu a atenção de seus colegas vereadores para com as mesmas, quais sejam: apelo ao prefeito para que o SINE local possa realizar oficinas de capacitação direcionadas para jovens que buscam o primeiro emprego; Indicação para que Palmeira possa pleitear, junto à operadora de telefonia TIM, a instalação de uma torre no Distrito de Canafístula de Frei Damião, para suprir as deficiências de que aquela população tanto tem reclamado.

Por fim, o vereador Sérgio Passarinho, apresentou  Requerimento nº 038/2015 onde requereu Voto de Pesar, pelo falecimento do Sr. Benedito Almeida, tradicional tabelião do único cartório da cidade de Igaci,  antigo conhecido do povo palmeirense.

TRECHOS DO DISCURSO

“Em primeiro lugar, gostaria de aqui registrar, e que fique gravada nos anais desta Casa, a Sessão Extraordinária da última segunda-feira, dia 24 de agosto, quando ficou realmente configurada a harmonia que há muito buscamos, entre os poderes constituídos.

Quando se debateu sobre assuntos e projetos de altos e legítimos interesses da sociedade palmeirense, o Poder Executivo, capitaneado pelo prefeito James Ribeiro, este Poder Legislativo, entidades de classe e categorias aqui muito bem representadas, só se chegou à conclusão que Palmeira dos Índios tem um povo unido em torno de um só objetivo: o seu desenvolvimento.

Foram aqui aprovados Projetos de Lei, sem o menor questionamento, que honram a sociedade e estes Poderes que a representam. Não houve sequer alguma discussão negativa que viesse a caracterizar possíveis divergências entre siglas, comportamentos ou posições político-partidárias. Uma prova inequívoca que estamos todos unidos em torno do resgate da nossa cidadania e dos avanços de Palmeira dos Índios.

Além da pauta com matérias desta Casa, pudemos ter a felicidade de verem aprovados, pela unanimidade do Plenário, dois projetos oriundos do Poder Executivo, que muito diz o que seja a luta pelo benefício de categorias e classes, e dão clareza que, com responsabilidade, ajustes e visão diante de uma crise já instaurada no País inteiro, basta uma união maior, repito, entre os Poderes Constituídos. Quais sejam: O documento que vai beneficiar os servidores públicos municipais, filiados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

Dessa maneira, o município é o primeiro a criar um projeto de lei que determina o cumprimento do piso salarial para a categoria, obedecendo as Leis Federais 5.194 e 4.950, de 1996; No âmbito da Educação são as que foram apresentadas no Projeto de Lei 011 de 18 de agosto de 2015, que autoriza o reajuste – 20 % - do vencimento inicial do cargo público de professor integrante do Grupo Ocupacional do Magistério, previsto na Lei Municipal 2.005 de 30 de dezembro de 2014, que estabeleceu o Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos dos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino – PCCV.”

VOTO DE PESAR

“Alagoas perdeu na semana passada, exatamente dia 18 de agosto, um grande cidadão.Político honrado, dedicado incondicionalmente à família, aos seus conterrâneos e aos seus amigos.

Igaciense, porém palmeirense também de coração, faleceu o Sr. Benedito Almeida. Tradicional tabelião do único cartório da cidade de Igaci, apegado e arraigado às coisas de sua terra, político de modos educados e esmerados, porém ferrenho defensor intransigente da honestidade em tudo o que fazia, inclusive no âmbito da política, onde militou por muitos anos, tendo sido prefeito de Igaci por três oportunidades.

É voz geral que o senhor Benedito Almeida entra para a história de Igaci como uma das figuras públicas mais importantes daquele município, deixando um legado incontestável na preservação da vida dos cidadãos igacienses, aos quais ajudou ao longo de sua trajetória e na sua jornada.

Seu Benedito deixa esposa e três filhos, entre eles, o ex-superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Bérgson Toledo e o médico Herbert Toledo.

Benedito assumiu o executivo por três mandatos nos anos de 1965, 1972 e 1992, deixando obras de notoriedade nas áreas de Saúde, Educação, infraestrutura, Lazer e na Assistência Social.

Benedito de Almeida Silva, ao descansar no repouso eterno, deixa também grandes amigos aqui em Palmeira dos Índios, além de importantes laços familiares e afetivos em nossa terra.

Palmeira, seu povo, principalmente os mais velhos, lembram com saudade e com orgulho, de ter contado com a amizade do Igaciense Benedito Almeida da Silva.”

Ao final da sessão, o vereador Sérgio Passarinho manteve uma conversa com os representante do Movimento Cursilhos de Cristandade – Josefa Pinheiro, José Nascimento e Helena Nascimento – quando declarou o seu interesse e agradecimento por fazer parte da luta pela conquista do espaço que o prefeito James ribeiro requer para a construção de sua sede. 

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.