O afundamento da mina 18 da Braskem empresa responsável pela mina em risco de colapso reduziu para 0,25 centímetros por hora, segundo informou a Defesa Civil de Maceió.
Segundo o último boletim divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (04), o deslocamento acumulado na mina, é de 1,77 metro e a velocidade vertical apresenta movimento de seis centímetros nas últimas 24 horas, e segue o alerta máximo devido ao risco de colapso.
“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, explicou o órgão.
Os registros do último fim de semana mostravam uma diminuição no ritmo de deslocamento vertical da mina de extração de sal-gema: 0,3 centímetro (cm) por hora. Pela manhã, esse número era de 0,7 cm, com um afundamento acumulado e 7,4 cm no final de semana.
Análise
Nesta segunda-feira, uma equipe técnica do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM) participa de uma reunião com as defesas civis municipal e estadual para analisar a situação do possível colapso da mina 18 da Braskem, em Maceió.
Segundo a Defesa Civil estadual, a equipe - formada por geólogos e especialistas em desastres e desmoronamentos - irá passar a semana toda em Maceió, fazendo o levantamento da situação da mina e das possíveis intervenções que podem ser feitas na área.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621