O governo de Alagoas informou que deverá desapropriar a área formada pelos cinco bairros de Maceió afetados pela mineração da Braskem. O anúncio da desapropriação foi feito nesta segunda-feira (11), pelo governador, Paulo Dantas, um dia após o rompimento da mina 18.
O governador ainda apontou que acionou o Instituto do Meio Ambiente para fazer uma análise dos danos ambientais provocados pelo rompimento. Adicionalmente, ele propôs um plano de repactuação visando assegurar a compensação de todas as vítimas, englobando não apenas os residentes diretamente impactados, mas também os moradores das áreas circunvizinhas.
Após um acordo de indenização firmado em 20 de julho de 2023 entre a Braskem empresa e a prefeitura de Maceió, em troca de 1,7 bilhões de reais para cobrir os danos causados, a área afetada passaria a pertencer à empresa. O governo do estado, no entanto, pretende transformar a região, de aproximadamente 3km², em um parque ambiental.
“Nós determinamos a desapropriação daquela área que foi comprada pela Braskem para se tornar um grande parque estadual em respeito à memória de todos que moraram e têm histórias nesses bairros que foram perversamente atingidos pelo crime da Braskem”, disse.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621