Quem entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 até o dia 10 de maio poderá entrar no primeiro lote de restituição, marcado para o dia 31 de maio. A Receita Federal recomenda o envio até a data mesmo para aqueles que se encontram na lista de prioridades legais.
A entrega da declaração começou no dia 15 de março, e o prazo vai terminar no dia 31 de maio. O Fisco espera receber até 39,5 milhões de declarações neste ano.
Também no dia 10 de maio é a data máxima de envio da declaração para quem tiver interesse em optar pelo débito automático na primeira cota, ou na cota única.
Como nos outros anos, em 2023 o calendário de pagamentos da restituição é dividido em cinco lotes, e os primeiros deles se referem a prioridades legais.
Quais são as prioridades legais
A ordem de pagamento é a seguinte:
• idosos com 80 anos ou mais;
• idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
• contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
• contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também aqueles que escolherem a restituição por Pix; e
• demais contribuintes.
Nessa ordem, é possível ver que há dois “fura-filas” para a restituição deste ano. O primeiro é a declaração pré-preenchida, e o segundo, a utilização do Pix como método para recebimento da restituição.
Confira o calendário da restituição
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621