APBuscas por corpos e caixas-pretas do avião da AirAsia são retomadas Todo SegundoDa EFE
As equipes de resgate retomaram nesta quinta-feira (1º) a busca de mais vítimas e das caixas-pretas do avião da AirAsia acidentado com 162 pessoas a bordo no domingo (28) no leste da Indonésia, informou a imprensa local.
Na busca, no meio de forte maré e condições atmosféricas adversas, participam vários aviões e navios embarcações da Indonésia, Cingapura, China e Estados Unidos, assim como um submarino não tripulado cingapuriano.
O chefe da Marinha malásia, Abdul Aziz Jaafar, disse que as tarefas de busca se expandiram até um raio de 13.500 milhas náuticas quadradas no mar de Java.
Dezenas de mergulhadores encontram-se na zona, prontos para mergulhar quando a fuselagem for localizada.
As equipes ainda não acharam a parte principal do Airbus 320-200 do voo QZ8501 da AirAsia, mas recuperaram destroços do aparelho e sete corpos, os de três mulheres e quatro homens.
Dois corpos - de um homem e de uma mulher - já foram identificados e serão entregues as suas famílias após a confirmação formal nesta quinta-feira, indicou a polícia indonésia.
Caixas-pretasToos Sanitiyoso, investigador do Comitê Nacional para a Segurança do Transporte indonésio, afirmou que sua estimativa é que as caixas-pretas possam ser localizadas em uma semana devido às condições meteorológicas adversas, segundo o jornal "Straits Times".
"O mais importante é encontrar a principal área do acidente e depois a caixa-preta", disse Toos. Ele disse que ainda não foram detectados os sinais de localização destes dispositivos, que, ao contrário do que o nome indica, são de cor laranja.
A Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas) da Indonésia informou que um navio que participa dos trabalhos de busca localizou com seus equipamentos de sonar o ponto exato onde está a aeronave.
O local indicado pelo navio está a cerca de 30 metros de profundidade e a 100 milhas náuticas (185,2 quilômetros) de Pangkalan Bun, no sul da ilha de Bornéu, embora os mergulhadores ainda não tenham podido descer e confirmar o achado por causa do mau tempo.
DesaparecimentoO Airbus da AirAsia deixou a cidade indonésia de Surabaia no domingo e aterrissaria cerca de duas horas depois em Cingapura, mas caiu no Mar de Java 40 minutos após decolar.
Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano.
O piloto solicitou à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pés com o objetivo de evitar uma tempestade. A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave já trafegava na mesma altitude.
Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave já havia sumido dos radares.