DivulgaçãoEmergência de outro voo pode ter influenciado queda Todo SegundoHá muitas dúvidas sobre o acidente que matou 71 pessoas na madrugada desta terça-feira na Colômbia, incluindo atletas da Chapecoense. Uma das possibilidades é que tenha ocorrido uma pane seca - a falta de combustível.
O rastreamento do voo da companhia LaMia, que viajava com jogadores do clube catarinense, mostra que o avião deu duas voltas no ar antes de começar a reduzir a velocidade e cair (veja fotos do acidente). A polícia colombiana investiga o motivo que levou o piloto a dar essas voltas.
Imagens do radar revelam outros aviões nas proximidades do aeroporto, sendo que um deles entrou na linha de aterrisagem enquanto que o avião da Chape se encaminhava para sua segunda órbita.
Existe a hipótese de que seria um voo da companhia área VivaColombia, que pediu prioridade de pouso e foi atendido. Segundo especialistas, o procedimento normal seria dar prioridade ao voo da LaMia, que estaria operando em situação emergencial.
Questionado sobre o caso, o ministro dos transportes da Colômbia disse que é preciso aguardar as investigações. Em nota, a companhia negou que um de seus voos teve prioridade para pousar e que a aeronave tenha declarado emergência à torre de controle.
Caixas-pretas localizadasAs duas caixas-pretas do avião já foram resgatadas e estão intactas. Os equipamentos devem esclarecer o que provocou o acidente na Colômbia.
Especialistas concordam, no entanto, que não havia combustível na aeronave no momento da queda. Resta saber se após uma pane o piloto esvaziou os tanques para evitar uma explosão, ou se o combustível acabou durante o voo.
Criada em 2009, a empresa LaMia operava nos últimos dois anos com voos fretados; levava equipes de futebol, incluindo a seleção da argentina que, no início do mês veio jogar no Brasil pelas eliminatórias da Copa.
A Chapecoense pediu autorização para viajar direto de São Paulo para Medellín, mas o pedido foi negado. Em nota, a Anac afirma que não autorizou porque, de acordo com os termos internacionais em vigor, o transporte direto só pode ser feito por uma companhia aérea brasileira ou colombiana.
Com informações do Jornal da Band