As autoridades da Indonésia recuperaram nesta quarta-feira (31) mais três corpos de passageiros do avião da AirAsia que caiu no Mar de Java no último domingo com 162 pessoas a bordo, totalizando 10. As informações são do site da CNN.
Os esforços para localizar vítimas e destroços do voo QZ-8501 estão sendo prejudicados pelo mau tempo e fortes marés na região. Um dia depois de os primeiros pedaços de destroços do jato comercial serem vistos flutuando, a operação de busca foi dificultada pelas ondas grandes, fortes ventos e chuva intensa.
Entre os corpos encontrados, um deles estava vestindo o uniforme de aeromoça, afirmou o diretor da Basarnas (Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia), Bambang Soelistyo.
Além dos corpos, as autoridades ainda tentam recuperar as caixas-pretas do avião para estabelecer as causas do acidente. Um navio que participa do resgate conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Basarnas.
Alguns veículos da imprensa local afirmam que o Airbus 320-200 está de cabeça para baixo, fato não confirmado pela Basarnas. O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.
Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano. O piloto solicitou à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32 mil para 38 mil pés com o objetivo de evitar uma tempestade.
A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave já trafegava na mesma altitude. Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34 mil pés, não houve resposta.
A aeronave já havia sumido dos radares. No Twitter, o presidente da AirAsia, Tony Fernandes, postou: "Meu coração está cheio de tristeza por todas aquelas famílias envolvidas no voo QZ-8501. Em nome da AirAsia, minhas condolências".
Do R7
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621