O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, estará em Maceió nesta terça-feira (26), onde divulgará o resultado do primeiro concurso para administração de cartórios no estado de Alagoas.
Nos últimos anos, houve intensa disputa judicial, com diversas decisões na tentativa de impedir o concurso ou favorecer candidatos, e foi necessária a intervenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com uma comissão presidida pelo desembargador de São Paulo Marcelo Berthe para realização do certame.
Na reta final, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Fernando Tourinho, atendeu um pedido da Advocacia Geral da União e suspendeu todas as decisões locais que interferiam no concurso, o que foi visto de forma positiva pelo CNJ.
O certame busca preencher mais de 200 vagas. Inscreveram-se mais de 6.500 candidatos de todo o país. Eles se submeteram às provas objetivas, realizadas em agosto de 2023, e à prova escrita e prática, em outubro daquele ano. A última etapa, o exame oral, vinha acontecendo desde setembro deste ano.
“Está sendo cumprido, ainda que tardiamente e com muita resistência, o que impõe a Constituição de 1988 e foi determinado em decisão do STF”, afirmou Barroso.
A solenidade começará às 14h, no Pleno do TJ/AL, no centro de Maceió.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621