O embargo às obras de construção de um parque aquático em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas, foi suspenso. A decisão foi tomada esta semana pela Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede no Recife/PE, que acatou um recurso da procuradoria da prefeitura.
Em sua defesa, a procuradoria do município argumentou, que o princípio do desenvolvimento econômico, geração de empregos, interesse social e o progresso, também prevaleciam, o que foi aceito pelo TRF-5.
O grupo investidor já foi comunicado da decisão que deve ser publicada pela justiça federal nos próximos dias.
O embargo
A construção do parque aquático foi suspensa pela justiça de Alagoas no início do mês passado, após a 8ª Vara Federal aceitar o pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) onde alega que o empreendimento está sendo construído em território indígena.
Ao contrário do que a Funai informou, o município afirma que comprou as terras em 2021 para construir um Polo Multisetorial, o que seria, segundo a prefeitura, um investimento importante para o desenvolvimento econômico de Palmeira dos Índios.
O Município citou também que antes, a Declaração de Reconhecimento de Limites funcionava como uma certificação de que uma propriedade rural privada não podia invadir imóveis vizinhos ocupados por indígenas.
A Prefeitura argumenta que, com a Instrução Normativa n° 9/2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU), houve alteração no texto e a "Declaração de Reconhecimento de Limites passou a ser também um documento de posse e pode ser dado a imóveis privados que estiverem dentro de terras indígenas não homologadas".
O projeto
O parque fica na rodovia AL-210, em frente à Valedourado. A área total é de, aproximadamente, 30 mil metros quadrados. De acordo com o projeto de construção, o local contará com piscinas, toboáguas, restaurantes, entre outros espaços. O empreendimento vai gerar aproximadamente 100 empregos diretos e indiretos. Para isso, o município entrou com apoio fiscal e locacional, a partir de uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores do município.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621