05/06/2017 10:11:55
Mulher
13 ideias para se livrar da bagunça na cozinha e prevenir doenças
Uma cozinha bem organizada aumenta o bem-estar de toda a família
Divulgação13 ideias para se livrar da bagunça na cozinha e prevenir doenças
Todo Segundo 1. Mantenha a toalha de mesa sempre limpa
Deixá-la sobre a mesa, após as refeições é uma péssima ideia. Sobre a toalha recaem as impurezas do ar, como ácaros e poeira. Outro cuidado é não guardar a toalha suja ou molhada, pois isso aumenta a reprodução de micro-organismos. Se sujou, está na hora de trocar.

2. Troque periodicamente o pano de prato
Eles costumam carregar muitas impurezas, pois além de servir para secar a louça, secam as mãos e ainda podem acumular a poeira da cozinha. Nunca deixe o pano molhado e embolado, pois isso favorece a proliferação de fungos e bactérias. Uma dica é ter mais de uma peça na cozinha. Uma delas, exclusiva para as louças e utensílios. Depois disso, estenda no varal para secar. Troque as peças mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira.

3. Tirou, guardou!
Deixar para depois nunca da certo. Acabar de usar uma coisa antes de começar a fazer outra ajuda muito na hora da arrumação. Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar antes de começar a usar outro ingrediente. Não acumular objetos soltos pelo ambiente ajuda muito a manter a organização.
ADVERTISEMENT

4. Organize os utensílios estratégicamente
Os materiais e utensílios que você costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas devem ser deixados próximos ao fogão. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia. Cuidado! Não deixe panelas debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias.

5. Evite guardar talheres na primeira gaveta da pia
A gaveta mais próxima da pia deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Quando talheres para servir ficam no armário próximo à mesa, o cozinheiro não é interrompido durante o preparo da refeição por pessoas que estão arrumando a mesa.

6. Tudo o que estiver à vista pode sujar
A gordura da fritura se espalha pelo ar da cozinha e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Por isso, não deixar os talheres a mostra. Isso evita que eles fiquem sujos e com acúmulo de impurezas. Além disso, um bom exaustor ajuda a manter a cozinha livre de gorduras.

7. Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar
Depois de escolhido o lugar de cada utensílio é bom não se esquecer de guardá-los nos locais certos. Não há nada pior do que o famoso lugar provisório. Isso pode levar toda a arrumação da cozinha por água abaixo.

8. Preserve a circulação do ambiente
Móveis e objetos espalhados atravancam a cozinha. Deixe um bom espaço livre para a circulação de pessoas nesse cômodo tão visitado. Isso faz com que o cozinheiro não seja interrompido na hora do preparo da refeição, deixa o ambiente mais arejado e agradável, e deixa espaço para toda a família participar da refeição.

9. Utilize os armários a seu favor
Lugar de louça é no armário. Ele é o lugar que mais protege os pratos e copos das gorduras e impurezas da cozinha. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados). E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira, esse lugar além de receber muita gordura, ainda é limpo poucas vezes.

10. Descarte o que não estiver usando
Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Armazenar muitos utensílios inúteis no armário é um desperdício de espaço valioso na cozinha. Além disso, procurar muito tempo uma panela atrasa a refeição e é uma fonte de estresse.

11. Atenção aos objetos acumulados na pia
A atenção vale para tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar micro-organismos e, depois de secos, armazenados em local arejado. Segundo o especialista, a limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa.

12. Mantenha a organização na dispensa
Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável).

13. Agrupe a louça por material
Agrupe e armazene a louça por material Junte peças de cerâmica em uma prateleira separada das peças de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil encontrá-las na hora de preparar a mesa.

Minha Vida

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.