Eles são considerados a paixão de muitas mulheres, mas podem causar estragos na estrutura do nosso corpo - de dor nas costas a joanete, bolhas e calos. Um exemplo é a apresentadora Xuxa, que terá que ficar afastada da TV para se recuperar de uma sesamoidite no pé esquerdo.
O problema é inflamação em dois ossos dianteiros do pé, decorrente do uso prolongado de saltos altos ao longo da vida, o que faz com que essas estruturas sofram grande pressão. A doença causa dores, além de calos e inchaço. Parte do tratamento consiste em não usar saltos por no mínimo seis meses.
"O melhor calçado é o tênis, enquanto sapatos com salto plataforma, salto muito alto associado ao bico fino e salto alto simples são os piores", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e médico do Hospital Israelita Albert Einstein. O ideal é sempre buscar um calçado que tenha um salto baixo, com cerca de 2 a 3 centímetros de altura, assim como os tênis. Conheça os sapatos que mais prejudicam o seu corpo e saiba como amenizar os malefícios. Nem as sapatilhas escapam.
Da Minha Vida
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621