Um ato de carinho e acolhimento que salva a vida de muitos bebês!
O leite materno é o alimento primordial nos primeiros seis meses de vida da criança, sendo ele a forma mais eficiente no combate dos índices de mortalidade infantil, de acordo com o Ministério da Saúde.
Em Arapiraca, o Banco de Leite Humano Ivete França Lima tem auxiliado às mamães que têm dificuldades em amamentar seus filhos(as). Ele é a grande ferramenta do município na captação de doadoras desse importante material de apoio a vida.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem intensificado as ações e sensibilizado a população na busca por mais adeptas a essa causa.
De acordo com a diretora do Banco de Leite Humano, Epoliana Garrote, toda mulher que amamente seu bebê, que esteja saudável, que não faça uso de nenhuma medicação que contraindique a amamentação é uma doadora em potencial.
“Para ser doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone/whatsApp que passaremos todas as orientações e levaremos até a residência da doadora o material necessário para o armazenamento do leite ordenhado. Uma vez por semana, o carro do Banco de Leite passa com uma funcionária recolhendo os frascos”, apontou a diretora.
Ainda segundo ela, é preenchido um cadastro e avaliado os exames/sorologias que a mulher realizou durante o pré-natal, caso ela não tenha mais esses exames, o Banco de Leite também realiza a coleta dos exames necessários para aprovação do cadastro de doadora.
Além do leite humano, o Banco arrecada, também, frascos com tampas plásticas rosqueáveis – tipo café solúvel – para o armazenamento do material.
O Banco de Leite Humano Ivete França Lima fica localizado na Rua Padre Cícero, s/n, no Centro, e atende a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
As interessadas podem entrar em contato por meio do contato (82) 9.8121-1058, ou pelo endereço eletrônico @bancodeleite, no Instagram.
Serviços prestados:
– Assistência as mulheres no período da amamentação que estejam com dificuldades ou com alguma intercorrência;
– Sensibilização e Captação de Doadoras de Leite Humano;
– Fornecimento dos frascos esterilizados para armazenamento do leite;
– Busca semanal, no domicílio, do leite coletado pela doadora;
– Realização da Pasteurização do leite humano e do controle de qualidade microbiológico (nutricional e sanitário); e
– Dispensação do Leite humano pasteurizado para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados na UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621