Segundo especialistas, três fatores são responsáveis em não deixar o cabelo crescer rápido: alterações metabólicas, descontrole nas glândulas sebáceas e problemas de circulação sanguínea. Ao notar que seu cabelo demora muito a crescer, a primeira indicação é consultar um bom dermatologista, que poderá fazer a análise da saúde dos fios e do couro cabeludo com histórico de saúde, genética, hereditariedade e análise de hábitos diários. Alguns problemas de saúde, como distúrbios hormonais e a má circulação sanguínea, podem afetar o crescimento de cabelo. Para ativar a circulação sanguínea, quando for lavar os fios, faça bastante massagem no couro cabeludo, virando a cabeça para baixo e fazendo movimentos circulares nas pontas dos dedos, por média de 2 minutos.
Alguns hábitos cotidianos devem ser abolidos por aquelas que desejam ter um cabelo comprido com crescimento saudável. Deve-se evitar a nicotina, que reduz consideravelmente a circulação sanguínea nos vasos capilares. Outras dicas? Evite lavar os fios com água quente, pois a temperatura estimula a produção das glândulas sebáceas e os fios acabam com as cutículas abertas. Nunca vá dormir com os cabelos molhados e durante o dia a dia evite abafar o couro cabeludo com lenços, bonés, faixas ou manter o cabelo muito preso, principalmente se estiver molhado. O ideal é deixar o fio respirar, e lavar sempre nas primeiras horas do dia. Os exercícios físicos são ótimos para quem deseja que o cabelo cresça mais rápido, pois fazem com que o coração bombeie o sangue mais rápido, assim os aminoácidos, vitaminas e os nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo.
A queda de cabelo e o não crescimento rápido também podem ser provocados pelos hábitos alimentares. Se quer que seu cabelo cresça mais rápido a dica é fazer ingestão de alimentos que contenham ferro e zinco que poderão ser encontrados em carnes vermelhas, fígado, ovos, grãos integrais, farelo de trigo, nozes, brócolis, lentilha e feijão. Esses alimentos são excelentes e contribuem para fazer seu cabelo crescer rápido. Portanto se quer que o cabelo cresça mais rápido cuide da alimentação, com nutrientes e vitaminas. A seguir, preparamos uma lista de alimentos que devem ser incorporados à sua dieta de acordo com o problema apresentado em seus fios.
Caso o seu dermatologista não lhe indique um shampoo específico para o seu problema, você pode buscar por alternativas facilmente encontradas em farmácias e lojas de cosméticos. O uso do shampoo certo é essencial para fazer seu cabelo crescer mais rápido e mais saudável. Existem fórmulas à base de tutano, vitamina A, minerais e outras substâncias que estimulam o crescimento e auxiliam no fortalecimento dos fios.
Se o seu problema é queda, por exemplo, aposte em shampoos com om gengibre e gingko. Se o problema é o crescimento lento, teste produtos com jaborandi, que renova as células. Desconfie de fórmulas milagrosas, principalmente aquelas que utilizam medicamentos e são feitas em casa, pois podem apresentar efeito contrário e acabar prejudicando a saúde e o crescimento com fios.
Para hidratar em casa, aplique uma gota de essencia de alecrim ao creme de hidratação. O alecrim é adstringente, elimina a poeira e a poluição dos fios e ainda estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo.
Do Mundo Mulheres
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621