DivulgaçãoDicas para manter a região Ãntima feminina saudável Todo SegundoPor IGA região íntima feminina necessita de cuidados especiais porque é uma área de mucosa que permanece a maior parte do tempo abafada por calças, ou seja, não há ventilação. A umidade do local e o pH vaginal favorecem o aparecimento de fungos como a Cândida albicans que causa problemas como candidíase/ vaginite.
Dicas para manter a região íntima feminina saudável
Use sabonetes com pH ácido (entre 3,5 e 5), que são os sabonetes líquidos específicos para a região íntima feminina, os sabonetes íntimos femininos. Eles deixarão a região íntima feminina com o pH adequado, entre 4 e 4,5.
Não abafe a região, pois isso promove o desenvolvimento de fungos o que pode causar vaginite, por exemplo.
Evite usar os protetores diários de calcinha (mini-absorventes) e roupas apertadas. Invista em lingeries de algodão para usar no dia a dia.
Lave a calcinha com sabonete próprio. Os convencionais e os detergentes em pó ou líquidos podem causar irritações e/ou alergias no seu corpo.
Na praia ou piscina, não fique com o biquíni molhado. Troque-o se não for mais mergulhar já que o ambiente úmido e quente favorece a proliferação de fungos e bactérias.
Não depile os pelos pubianos da região íntima. Eles protegem a região íntima feminina, então evite apará-los totalmente.
Troque os absorventes (externo ou interno), no máximo, a cada quatro horas. Após esse período o absorvente torna-se um irritante e ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos.