Esse tipo de conhecimento consiste em saber ganhar, gastar, poupar e principalmente como realizar investimentos com o capital. Planejamento é a palavra-chave para o sucesso financeiro e para assegurar uma boa qualidade de vida. Estabelecer metas e procurar cumprir cada uma delas é o primeiro passo para alcançar resultados mais compensadores.
Saber empregar o dinheiro ganho é o que faz a diferença e garante estabilidade financeira. Algumas mulheres ganham relativamente bem, mas vivem endividadas e não conseguem poupar um centavo. Outras ganham menos, e vivem tranquilas, conseguindo ter sempre uma reserva extra para as situações emergenciais.
A educação financeira ensina a enumerar prioridades, elaborando planos de controle de gastos. Imagine uma pessoa que não possui casa própria. Quais seriam as prioridades dela? Primeiro, pagar o aluguel, as contas de água e luz, o gás, o telefone, os produtos alimentícios e de higiene pessoal, o plano de saúde e algum gasto extra com lazer.
Feito isso o que fazer com o dinheiro restante? É sempre aconselhável investir ou poupar, mesmo que a quantia seja pequena. O que não pode é cair em tentação, e torrar as sobras com bugigangas. E acima de tudo ficar longe do cartão de credito e só fazer uso em casos de urgência.
Controlar os gastos mensais, estabelecendo limites em algumas contas também pode ajudar a conseguir reservas financeiras. Gerar mais receitas fazendo um trabalho extra, reduzir despesas ao andar mais a pé que de carro e diminuir o consumo de água e luz também são atitudes ligadas à educação financeira e que fazem a diferença no final do mês.
Poupar é como fazer dieta de emagrecimento é preciso muita força de vontade e determinação. Mas vale muito a pena, pois no final das contas sua saúde financeira vai estar em plena forma. Já dizia o velho ditado: “Quem poupa tem”, e é uma grande verdade. Com dinheiro na mão é muito mais fácil pechinchar e conseguir bons preços, e o melhor de tudo isso, é que o pagamento pode ser feito no ato da compra, sem carnês de prestação, boletos ou fatura.
Enfim é poder dormir descansada com as contas em dia e sem preocupações desnecessárias. Na maioria das vezes percebemos que rico não é quem ganha mais e sim quem sabe gastar e também sabe poupar.
Do Mundo MulheresE-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621