06/10/2017 13:11:50
Mulher
Outubro Rosa é iniciado em Palmeira dos Índios
A luta contra o câncer de mama envolve a participação da população e de instituições públicas e privadas
DivulgaçãoOutubro Rosa é iniciado em Palmeira dos Índios
Todo SegundoDa Assessoria

O Outubro Rosa é um  movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, as unidades de saúde promovem ações de conscientização sobre o câncer de mama, compartilham informações e proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.  A luta contra o câncer de mama envolve a participação da população e de instituições públicas e privadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% de novos casos. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Nordeste brasileiro é a 4ª região com casos mais frequentes desse tipo de câncer, sendo 38,04 casos para cada 100 mil mulheres. A região Sul ocupa o primeiro lugar.

Diversos setores e demais secretarias já estão realizando atividades em alusão ao mês rosa, mas a abertura oficial acontecerá na próxima quarta, dia 11, a partir das 8h, na Praça Pedro Suruagy, em Palmeira de Fora. Com o tema “Câncer de Mama tem cura, a sua saúde começa pela prevenção” o evento é promovido pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Na abertura, e durante todo o mês nos Postos de Saúde da Família, haverá aferição da pressão arterial, glicemia capilar, orientação do autoexame das mamas, solicitação de mamografia de rastreamento, palestras, testes rápidos, psicóloga para aconselhamento, vacinas, citologia (apenas nos PSF’s), ginástica laboral para as mulheres com educador físico, avaliação de saúde bucal e rodas de conversa.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.