20/03/2023 16:05:18
Mulher
Projeto da Ufal vai orientar mães sobre cuidados nos primeiros mil dias do bebê
A ideia é atender uma média de 200 participantes entre gestantes, puerpérias, neonatos e crianças de zero a 2 anos
AssessoriaEquipe reúne profissionais e alunos de várias áreas para abordagem de forma mais humanizada
Assessoria

Maternidade exige proteção. Pensando nisso, um projeto de extensão da Ufal pretende oferecer orientações de cuidados às mães atendidas na Unidade Docente Assistencial (UDA) e no Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPAA) com um elemento a mais: o afeto.

Inspirada na vivência com a filha Sofia de 3 anos, a professora Dayse Andrade, da Faculdade de Odontologia, implantou o projeto para contemplar uma das fases mais importantes da vida. E assim nasceu o Afeto: mil dias.

“Desde a minha gravidez percebi que existe a necessidade de informações sobre os primeiros mil dias do bebê, período este que compreende desde a gravidez até os 2 anos. É o período de ouro, pois é muito importante para o desenvolvimento físico, nutricional, emocional, psicológico e imunológico do bebê e que a mãe exerce papel extremamente importante nesta etapa. Sendo que esta mãe, também precisa de apoio, parceria, instrução e conhecimento para passar por este período. Ambos, mãe e bebê, precisam de afeto”, destacou.

A ideia é atender uma média de 200 participantes entre gestantes, puerpérias, neonatos e crianças de zero a 2 anos para que tenham acesso à educação em saúde de forma interprofissional.

Para contemplar essa demanda, o projeto envolve profissionais de odontologia, medicina, psicologia, nutrição, enfermagem e terapia ocupacional. Apoio e afeto de uma equipe comprometida.

De acordo com o projeto, os docentes envolvidos vão receber capacitação sobre as temáticas a serem realizadas e só depois acontecerão intervenções.

“Nossa linha de atuação englobará oficinas de capacitação para aprofundamento teórico dos colaboradores, levantamento de dados das condições de saúde do público beneficiado e a intervenção, que consiste na execução de ações que se apropriam de cada área de formação de forma conjunta, com o intuito de viabilizar o acesso aos serviços de educação em saúde e fortalecer a capacidade de autocuidado das gestantes”, reforçou a aluna Thaiane Lessa.

O projeto está em fase de seleção dos colaboradores e no dia 24 de março haverá uma reunião com toda a equipe para o lançamento oficial. Em breve, teremos mamães protegidas e rodeadas de afeto para passar pela fase dos mil dias.

E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621

Todo Segundo - O maior portal de notícias do Agreste e Sertão de Alagoas.. ©2024. Todos os direitos reservados.